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  1. SEGURANÇA

    A fiabilidade não significa apenas levá-lo a si e aos seus passageiros até ao seu destino com facilidade e a horas. Implica também levá-lo em segurança, e a segurança tem um papel fulcral na filosofia de arquitetura leve em alumínio da Jaguar.

    • A tecnologia inspirada na indústria aeroespacial utilizada para construir as nossas estruturas de carroçaria em alumínio de alta qualidade cria chassis 400 kg mais leves e mais rígidos que os seus antecessores, para proporcionar consumos inferiores, emissões mais reduzidas e um comportamento mais dinâmico, e cria também chassis substancialmente mais robustos, com um design melhor e mais bem equipados com funções de segurança adicionais, proporcionando uma proteção superior.

      Vejamos o XE, construído sobre uma estrutura monobloco com uma carroçaria que utiliza mais de 75% de alumínio. É a berlina Jaguar mais leve e mais rígida de sempre. A chave é a forma como o alumínio é utilizado de forma inteligente, assegurando que todos os modelos Jaguar modernos são concebidos para respeitar os requisitos legais e dos testes de embate mais rigorosos no mundo.

      "Os veículos Jaguar modernos são concebidos para cumprir os requisitos legais e de teste de embate mais rigorosos no mundo."

      Estes designs são, então, testados no mundo real. Realizamos cerca de 60 colisões de chassis numa série de 80 testes de embate, onde alguns destes necessitam que o veículo dissipe 100 MW de energia cinética nos 40 milissegundos de um embate, assegurando um desempenho idêntico ao previsto.

      Nesse instante de 40 milissegundos, as barras do para-choques, os dispositivos de embate e as estruturas longitudinais são deformados e deslocam o motor para longe da colisão para um espaço de deformação. No interior do veículo, os airbags e os pré-tensores dos cintos são acionados 15 milissegundos após o impacto, contribuindo para limitar as forças exercidas sobre os ocupantes. Por último, quando o veículo para, desliga automaticamente a bomba de combustível, liga as luzes de emergência e destranca as portas para permitir a saída fácil do veículo.

    • Os veículos Jaguar não se limitam a proteger os ocupantes. O Sistema de Proteção de Peões* utiliza atuadores pirotécnicos para elevar o capot em cerca de 6 cm em menos de 30 milissegundos. Este ajuda a absorver o impacto nos peões, afastando-os dos componentes rígidos, como o motor e a suspensão.

      XF - Travagem Autónoma de Emergência

      E, atualmente, todos os modelos Jaguar disponibilizam um conjunto completo de Sistemas de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS) que mantêm o condutor melhor informado sobre as condições e trânsito em seu redor ou são automaticamente ativados e auxiliam a evitar acidentes.

      Não é de estranhar que o XE e o XF tenham obtido cinco estrelas nos testes Euro NCAP de 2015, com resultados elevados nas categorias de Passageiros Adultos, Crianças, Peões e Assistência à Segurança, tornando-os os modelos com melhor classificação nos respetivos segmentos.

      Conforme explicado por Kevin Stride, Vehicle Line Director: "Os modelos XE e XF foram concebidos sem compromissos. Focámo-nos tanto na segurança como no comportamento dinâmico, performance, requinte e eficiência, e os nossos exigentes padrões internos excedem largamente os requisitos legais e de testes do consumidor. Tudo, desde as ligas de alumínio que desenvolvemos para as estruturas da carroçaria à câmara estéreo avançada do sistema de Travagem Autónoma de Emergência, foi rigorosamente otimizado para disponibilizar níveis de segurança de classe mundial".

      *Depende do modelo e do mercado.