A longa e ilustre história da Jaguar no automobilismo fundamentou para sempre a evolução dos nossos veículos de produção. A nossa entrada na Fórmula E irá continuar este legado, trilhando o caminho para os nossos futuros veículos elétricos.
OS NOSSOS VEÍCULOS DE COMPETIÇÃO
AS NOSSAS CONQUISTAS NA COMPETIÇÃO AUTOMÓVEL
XK120
1948-1954 – SILVERSTONE & LE MANS
Um novo desportivo e o veículo de testes para o revolucionário motor XK da Jaguar, o XK120 é considerado o veículo de produção mais veloz do mundo. Em 1949, o XK120 conquista a bandeira axadrezada em Silverstone e, um ano mais tarde, três XK120 estreiam-se em Le Mans. É o início de uma nova era na competição automóvel.
C-TYPE
1951-1953 – LE MANS
Em 1951, o engenheiro aeronáutico Malcolm Sayer junta-se à Jaguar trazendo com ele a excelência e disciplina aeronáutica. A sua primeira colaboração, o C-Type, vence em Le Mans e Stirling Moss, condutor do segundo veículo, bate o recorde da volta mais rápida. Em 1953, o C-Type vence novamente em Le Mans e conquista três das primeiras quatro posições.
D-TYPE
1954-1957 – LE MANS
O mau tempo rouba a vitória ao D-Type em Le Mans, em 1954, mesmo tendo registado uma velocidade máxima excecional de 274 km/h. No entanto, o veículo aerodinâmico contra-atacou e venceu em 1955, 1956 e 1957, ano em que conquistou cinco das primeiras seis posições. O D-Type é, até aos dias de hoje, um dos veículos de competição com maior sucesso de sempre.
XJS
1975-1996 – ETCC E 24 HORAS DE SPA
Em 1982, sob a égide da equipa TWR, o piloto britânico Tom Walkinshaw inscreve uma equipa de XJS V12 no Campeonato Europeu de Turismo e arrecada várias vitórias no circuito. Walkinshaw acaba por conquistar o Campeonato de Pilotos ETCC em 1984 e, no mesmo ano, vence as prestigiosas 24 Horas de Spa.
XJR-9
1983-1991 – 24 HORAS DE DAYTONA E LE MANS
Os XJR de cockpit fechado mostraram-se formidáveis nos circuitos de resistência do mundo – e o XJR-9 de 1988 dominou o campeonato. O superdesportivo com motor V12 conseguiu a vitória nas 24 horas de Daytona e em Le Mans, onde o piloto, Martin Brundle, e a Jaguar conquistaram, respetivamente, os campeonatos de pilotos e de construtores.
DO R1 AO R5
2000-2004 – FORMULA 1
Durante a incursão da Jaguar na Fórmula 1, Eddie Ervine, o ex-piloto da Ferrari, conquistou vários lugares no pódio para a equipa. A equipa serviu também como local de formação para o aclamado piloto australiano Mark Webber. Com propriedade e engenharia Ford, a Jaguar Racing desenvolveu três veículos, todos com o motor Cosworth V10.
I-TYPE 1
2016 – FORMULA E
Reunir equipa! Inspirados pelo nosso legado na competição automóvel e impulsionados por um conjunto de engenheiros reconhecidos de competição automóvel e de técnicos brilhantes, a Jaguar Racing e o incrível I-TYPE participam na Formula E: corajosos, competitivos e ansiosos por competir.
I-TYPE 2
2017 - FORMULA E
A introdução do I-TYPE 2 garantiu à equipa da Jaguar Racing a sua época de maior sucesso na Fórmula E até à data, com vários lugares no top 10. Desenvolvido para os exigentes circuitos urbanos, o I-TYPE 2 tinha uma potência de até 200 kW (270 CV) e atingia os 0-100 km/h nuns estonteantes 2,9 segundos.
I-TYPE 4
2019-2020 – FORMULA E
O Jaguar I-TYPE 4 apresentou o conjunto motor/transmissão mais leve e eficiente alguma vez produzido pela Jaguar Racing, com uma velocidade máxima de 280 km/h. Conquistou uma vitória determinante na Cidade do México, bem como uma pole position e um lugar no pódio em Santiago. O final da época foi repleto de ação, com 6 corridas ao longo de 9 dias num circuito fechado no histórico aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha. A Panasonic Jaguar Racing terminou em grande estilo, alcançando o 7.º lugar na classificação por equipas do campeonato.
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