PROPRIETÁRIOS JAGUAR
VEÍCULOS EM FIM DE VIDA
PROGRAMA DE RECICLAGEM DE VEÍCULOS
A Directiva sobre Veículos em Fim de Vida exige que todos os fabricantes e importadores de veículos novos em Portugal cumpram os seguintes objectivos:
- Procedam à recolha dos veículos colocados no mercado no final da sua vida útil (independentemente da primeira data de matrícula de um veículo), assegurando que são processados de uma forma ambientalmente responsável.
- Em parceria com outros operadores económicos, cumpram os objectivos de reutilização e recuperação de 85% do seu peso a partir de 2006 e de 95% do seu peso a partir de 2015.
REDE DE INSTALAÇÕES DE TRATAMENTO
A recolha será efectuada sem encargos para o último proprietário ou detentor registado do veículo e aplica-se a todos os veículos de passageiros com até nove lugares e um peso bruto de 3,5 toneladas.
A legislação determina condições adicionais para que o veículo possa ser recolhido gratuitamente:
- O veículo tem que ser entregue num centro de recolha gratuita indicado pelo fabricante.
- O veículo tem que estar completo, contendo os seus componentes essenciais incluindo o motor, transmissão, carroçaria, rodas e catalisador (quando instalado).
- O veículo tem que estar livre de resíduos adicionais (tais como resíduos de jardinagem/domésticos, pneus adicionais, etc.)
- O proprietário terá que provar que tem o direito de entregar o veículo para desmantelamento, para que possa ser emitido um certificado de destruição
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
A responsabilidade ambiental é uma das principais componentes da filosofia empresarial da Jaguar, dado que é um dos valores basilares da nossa marca. A Jaguar tem trabalhado consistentemente ao longo dos últimos anos na integração das considerações ambientais na nossa forma gestão. Através dos nossos processos de gestão, estabelecemos objectivos de melhorias e monitorizamos o nosso progresso. Temos como objectivo produzir um veículo tão económico e limpo quanto possível. Esta política tem em consideração uma interpretação mais abrangente de ambiente e a produção de veículos recicláveis através de um processo de produção não poluente.
O fim da vida do veículo é também tido em consideração, o tratamento dos veículos em fim de vida e a reciclagem dos seus materiais. A reutilização dos materiais tem prioridade sobre a eliminação e, onde se revelar economicamente possível, a reintegração no produto. Os veículos Jaguar foram concebidos para serem pelos menos 85% recicláveis.
Os veículos actuais da Jaguar contêm 66 componentes diferentes produzidos em plástico proveniente de materiais reciclados, com um peso total de 26 quilogramas. Mais importante, o material utilizado nos veículos Jaguar pode ser novamente introduzido no ciclo de materiais e reutilizado na produção de novos componentes para automóveis ou para fins não automóveis.
Processo de Despoluição
Quando um veículo é entregue num centro de tratamento aprovado pela Jaguar será despoluído profissionalmente. O tratamento é efectuado da seguinte forma:
- Drenagem de todos os fluidos
- Remoção do acumulador e pneus
- Remoção e neutralização dos sistemas de airbags e pré-tensores pirotécnicos
Quaisquer componentes vendáveis serão removidos e vendidos. O tratamento complementar do veículo será efectuado em instalações de fragmentação, onde são utilizadas técnicas de separação para a recuperação de materiais metálicos para reciclagem e produção de aço e metais não ferrosos.
Os materiais remanescentes, conhecidos como resíduos de fragmentação, podem ser sujeitos a tratamentos adicionais para recuperação de quaisquer materiais metálicos e não metálicos. Os resíduos remanescentes podem ser novamente seleccionados e utilizados em diversos tipos de aplicações. Por exemplo, o vidro recuperado pode ser utilizado como inerte para a construção e revestimento de estradas.
Apenas após a conclusão destes processos serão os restantes resíduos enviados para aterro (normalmente menos de 20% do peso original do veículo).
PESQUISA
A Jaguar utiliza instalações experimentais de desmantelamento onde os veículos são desmontados e examinados para determinar formas mais fáceis de desmantelamento no final da sua vida útil. A informação proveniente destes estudos de desmantelamento de veículos Jaguar actuais e mais antigos é incorporada no Sistema Internacional de Informação de Desmantelamento (IDIS), que os fabricantes de veículo desenvolveram em conjunto, como a fonte de informação para permitir um desmantelamento eficiente.
O IDIS contém agora informação de desmantelamento sobre mais de 300 modelos de veículos de 24 fabricantes.
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