JAGUAR LAND ROVER NA COMUNIDADE

Na Jaguar Land Rover procuramos constantemente criar e manter excelentes relações com a comunidade. Queremos construir parceria com todas as comunidades locais e regionais onde a nossa companhia concebe e produz.

O envolvimento dos funcionários representa o nosso compromisso do nosso negócio para a regeneração social e económica das comunidades. Contamos com a dedicação de todos os membros da equipa Jaguar Land Rover, dos membros do conselho de administração ao operário da linha de montagem.

Sendo bons cidadãos corporativos iremos maximizar a reputação da companhia como organização socialmente responsável. Um impacto positivo na comunidade exige um verdadeiro compromisso, por essa razão investimos recursos consideráveis na resolução das questões que afectam a Jaguar Land Rover e a comunidade mais abrangente.

Inspirar os Engenheiros de Amanhã

Os planos ambiciosos de crescimento da Jaguar Land Rover apenas podem ser suportados por inovação em produtos novos, motores e tecnologias ambientais. Somos o principal investidor do Reino Unido em investigação e desenvolvimento automóvel e integramos nos nossos veículos inovações de engenharia, performance e sustentabilidade. No entanto, para manter a viabilidade da empresa a longo prazo, é essencial encorajar jovens talentosos para que se tornem na próxima geração de engenheiros e técnicos.

O nosso programa ‘Inspiring Tomorrow’s Engineers’ (ITE) foi concebido exactamente para esse fim, em parceria com escolas e universidades. Ao promover a aprendizagem e o envolvimento em disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) contribuímos para inspirar os jovens para carreiras em engenharia ou produção industrial.

Gerimos também cinco Education Business Partnership Centres (EBPCs) em parceria com as autoridades locais de educação e instituições da caridade dedicadas à educação. Os EBPCs organizam visitas às fábricas e actividades nas salas de aula. Em 2012, mais de 22.000 jovens e 2.000 professores visitaram as nossas fábricas.

Integrado no nosso programa de apoio à Iniciativa STEM do Governo Britânico, colaborámos com outras empresas do ramo automóvel e engenharia e com instituições académicas no desenvolvimento de projectos nacionais de desafios para as escolas. Estes desafios educacionais contribuem para dar vida às disciplinas de ciência e tecnologia - proporcionando projectos práticos que lhe permitem explorar diversos aspectos da indústria automóvel de uma forma estimulante e entusiasmante, bem como auxiliar os jovens a desenvolver conhecimentos e experiência de comunicação, trabalho em equipa, gestão de projectos e de tecnologias de informação e comunicação.

O Jaguar Primary Schools Challenge foi lançado em 2011 para equipas com idades de 5 a 11 anos. O Challenge inclui a concepção e produção do carro mais veloz possível em 2D ou 3D. Equipas de crianças com idades entre os 5 e 7 anos participam no desafio 2D e concebem um carro de competição em cartolina, com rodas e carroçaria. O design é então impresso e montado, pronto para a competição. Os alunos mais velhos, 8 a 11 anos, concebem e produzem um carro de competição no 3D Challenge utilizando tecnologia CADCAM para criar um modelo de madeira em balsa. Os alunos de ambas categorias realizam então testes antes de competirem com equipas de outras escolas na fase de competição. O desafio ensina aos estudantes uma gama abrangente de disciplinas de ciência e engenharia tais como design, produção e aerodinâmica.

Mais de 1.700 alunos participaram na competição em 2012.

Para informação mais detalhada, por favor clique aqui.

Jaguar Maths in Motion Challenge consiste numa competição anual para crianças a partir dos 9 anos, onde os alunos são envolvidos num projecto emocionante e motivador baseado na matemática. Trabalhando em equipas pequenas utilizando uma gama abrangente de capacidades básicas de matemática, competem entre elas num Grande Prémio para se tornarem Campeões do Reino Unido. Em 2012, mais de 150.000 alunos competiram no programa, com 40 equipas de todo o Reino Unido a conseguirem posições na final no Heritage Motor Centre, em Gaydon.

Investimento na Comunidade

Apesar do clima económico recente mantivemos o nosso investimento nos programas comunitários. E iremos continuar o investimento em programas de relacionamento com a comunidade que beneficiam todos os envolvidos. Iremos também encorajar os nossos concessionários, fornecedores e outras empresas a trabalhar da mesma forma nas suas comunidades.

Trabalhamos em parceria com intervenientes locais, regionais e nacionais para influenciar iniciativas chave governamentais e locais, partilhar melhores práticas e manter-nos informados sobre quaisquer actividades actuais e futuras que possam afectar a nossa companhia.

Os membros do conselho de administração, conselho executivo e quadros superiores chamam a si muitas destes iniciativas, permitindo-lhes recolher informação e realizar alterações futuras na estratégia empresarial onde apropriado.

Envolvimento dos Colaboradores

Os nossos colaboradores encontram-se no coração do nosso sucesso. Os seus conhecimentos, paixão e empenho sempre foram um factor chave na criação de veículos excitantes. E agora utilizam os seus conhecimentos e capacidades para o bem das comunidades onde trabalhamos e vivemos.

Encorajamos todos os colaboradores a terem um papel activo – passando 16 horas de trabalho por ano a apoiar programas comunitários. Pode ser algo em que se queiram envolver: trabalhar com estudantes com mobilidade reduzida, na manutenção de bosques centenários ou participar no conselho administrativo de escolas… e tudo entre estes. A companhia tem como objectivo envolver pelo menos 6% dos seus colaboradores em actividades de voluntariado individual e em equipa em 2013 centrando-se na regeneração, educação, jovens, trabalho em instituições de caridade e no meio ambiente. Os nossos colaboradores licenciados passam dois dias por ano a apoiar actividades na comunidade, principalmente relacionadas com a educação e promoção dos objectivos STEM, integrados no seu desenvolvimento pessoal.

Pensar Localmente

Analisamos permanentemente as nossas operações e a forma como afectam as pessoas que vivem próximo das nossas instalações. Para podermos tomar decisões correctas e informadas mantemos um bom relacionamento com as nossas comunidades locais.

Os membros das autarquias locais e representantes dos grupos de moradores participam na avaliação dos nossos planos, exprimindo as suas ideias e preocupações.

Reconhecimento externo
A Jaguar é membro da Business in the Community (BITC) desde 1987 e a sua estratégia de Community Relations strategy baseia-se no quadro de referência da BITC. O companhia assumiu o compromisso do programa de investimento na comunidade e encoraja os concessionários, fornecedores e empresas externas a seguirem o seu exemplo.

Reflectindo o nosso compromisso de longo prazo para com a educação e a comunidade, a Jaguar Land Rover tornou-se o primeiro fabricante de automóveis do Reino Unido a conseguir a conceituada CommunityMark em 2010. Atribuído pela BITC, a CommunityMark é amplamente reconhecida como o standard nacional de excelência em investimento na comunidade. Este galardão representa o reconhecimento do investimento considerável da Jaguar Land Rover em programas comunitários, incluindo cinco Education Business Partnership Centres, programas de voluntariado de funcionários, iniciativas nacionais de educação e uma gama completa de parcerias com a comunidade.

No início de 2013 a Jaguar Land Rover foi galardoada como a classificação máxima de Platinum Big Tick no Corporate Responsibility (CR) Index da BITC. O prestigiado Platinum Big Tick reflecte o compromisso continuado da Jaguar Land Rover para a Responsabilidade Corporativa em todas as suas actividades empresariais e representou uma melhoria de 10% em comparação com 2012. Este é o quinto ano consecutivo em que a Jaguar Land Rover consegue uma melhoria na sua classificação desde que integrou o índice em 2009.