O sistema de Tração Integral (AWD) tornou-se numa opção cada vez mais popular e, para muitas pessoas, é o fator determinante na seleção de um veículo. De AWD em veículos de cinco portas e berlinas a AWD em SUVs e em veículos desportivos, esta opção é disponibilizada numa gama ampla de veículos. Mas o que é AWD e qual a sua utilidade?

O QUE É A OPÇÃO ALL WHEEL DRIVE?

A opção All Wheel Drive (AWD) proporciona confiança acrescida ao condutor em qualquer superfície de estrada e em todas as condições climatéricas. O sistema distribui a potência do motor para as quatro rodas, em vez de apenas para duas, proporcionando maior aderência. De superfícies com gravilha solta no verão, a estradas cobertas de gelo, no inverno, os veículos equipados com o sistema All Wheel Drive proporcionam índices superiores de estabilidade e controlo. O sistema encontra-se sempre ativo e funciona de forma contínua, sem que o condutor tenha de alternar entre tração a duas rodas e tração integral. A tração integral AWD não é apenas mais segura. A sua capacidade de tração superior proporciona um comportamento mais dinâmico e equilibrado em condução mais desportiva.

SISTEMAS DE TRAÇÃO INTEGRAL (AWD)

Todos os veículos da gama Jaguar estão disponíveis com O Sistema de Tração Integral (AWD). A nossa berlina requintada topo de gama, o XJ, é disponibilizada com AWD com binário sempre que necessário. Todos os nossos outros veículos, o F‑TYPE, o XE, o XF e o F‑PACE, incorporam o nosso sistema inovador e exclusivo de AWD com Intelligent Driveline Dynamics. Ambos os sistemas foram concebidos para que, sob condições normais de condução, 90% do binário seja direcionado para as rodas traseiras. O que assegura que todos os nossos veículos AWD preservam a condução dinâmica de tração traseira, para uma experiência de condução mais divertida. Quando os sistemas determinam que é necessária tração adicional, estes transferem de forma impercetível a quantidade de binário necessária para as rodas dianteiras, para melhorar a estabilidade. Os sistemas funcionam permanentemente para encontrar o equilíbrio ideal entre tração e performance, assim, quando estes determinam que já não é necessária tração adicional, a potência é novamente direcionada para o eixo traseiro.