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I-TYPE 2

O I-TYPE 2 é o veículo elétrico de competição na Fórmula E da Panasonic Jaguar Racing. Concebido para proporcionar o melhor equilíbrio entre potência e eficiência, acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e é capaz de regenerar até 150 kW de energia durante as travagens para aumentar a sua autonomia. Saiba mais sobre os componentes do veículo abaixo.

OS FACTOS

Nas sessões de treino e de qualificação é permitida a potência máxima. No entanto, durante as corridas, o modo de poupança de energia permite a utilização temporária do sistema "Push‑to‑Pass", para disponibilizar a potência máxima durante um período limitado de 5 segundos.

A quantidade de energia disponibilizada à unidade de Motor-Gerador (MGU) pelo sistema de armazenamento de energia recarregável (RESS) é limitada a 28 kW/h. Esta situação será monitorizada permanentemente pela FIA.

Potência máxima (Limitada):
200 kW, equivalente a 270 CV

Modo de corrida (Poupança de energia):
170 kW, equivalente a 230 CV

Fanboost:
Até 200 kW

0 - 100 km/h:
Inferior a 3 segundos

Comprimento total:
5.000 mm (máx.)

Largura total:
1.800 mm (máx.)

Altura total:
1.250 mm (máx.)

Velocidade máxima:
225 km/h

Largura do eixo :
1.300 mm (mín.)

Altura ao solo:
74 mm (máx.)

Peso mínimo (incluindo condutor):
880 kg (mín.) / peso das baterias 320 kg

UNIDADE DE POTÊNCIA

A unidade de potência de 200 kW da Jaguar Racing é composta por uma unidade de motor gerador (MGU) e uma unidade de controlo do motor (MCU). Com um revestimento em fibra de carbono leve, a unidade de controlo do motor (MCU) converte, eficientemente, a corrente CC proveniente da bateria em corrente CA de elevada densidade, permitindo à unidade de motor gerador (MGU) impulsionar o automóvel até à sua velocidade máxima de 225 km/h.

SUSPENSÃO

Um comportamento preciso é essencial para tempos de volta rápidos, sobretudo nas pistas de corrida urbanas da Fórmula E. O I‑TYPE está equipado com uma suspensão dianteira de triângulos duplos sobrepostos, acionada pela haste do balancim, com amortecedores e barras de torção duplos. Na traseira, encontra-se um sistema de suspensão de grupos mola-amortecedor com amortecedores de quatro vias. A altura da suspensão, os amortecedores, a inclinação da roda, a convergência e as barras estabilizadoras são reguláveis, de modo a otimizar a configuração para cada pista.

TRAVÕES

Com a travagem regenerativa, os condutores reduzem o mais possível a velocidade durante a aproximação a curvas. Contudo, também é necessária uma potência de paragem adicional para as curvas de baixa velocidade. Os travões em carbono do I-TYPE eliminam imediatamente as velocidades indesejadas, utilizando dois sistemas hidráulicos independentes para permitir que o condutor ajuste o equilíbrio da dianteira para a traseira.

JANTES E PNEUS

Os pneus Michelin de 18'' com piso personalizados proporcionam uma aderência ideal às velocidades de competição, tanto em pisos secos como molhados. Largura máxima - 260 mm na dianteira/305 mm na traseira. Diâmetro máximo – 650 mm na dianteira/690 mm na traseira.

CAIXA DE VELOCIDADES

O I-TYPE dispõe de uma caixa de velocidades sequencial leve de duas mudanças da Jaguar Racing, acionada por patilhas de seleção, para converter o binário instantâneo da unidade de potência em aceleração instantânea. As relações desenvolvidas pela Jaguar Racing proporcionam o caminho mais rápido e suave da grelha de partida até à velocidade máxima.

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA RECARREGÁVEL (RESS)

O sistema de armazenamento de energia recarregável (RESS) é constituído por uma bateria líquida refrigerada de alta tensão que fornece energia à unidade de potência. A bateria é carregada externamente antes da corrida, mas também durante a corrida através de travagem regenerativa, que permite recolher energia correspondente a até sete voltas durante uma corrida.

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