Skip primary navigation
skip.tertiary.navigation
  1. DESIGN DE SOM

    Com a chegada dos veículos elétricos às ruas, a nossa paisagem sonora urbana vai mudar para sempre.

    • Como qualquer pessoa que tenha visto (e ouvido) Fórmula E saberá, os veículos elétricos (BEV) são muito mais silenciosos do que os veículos com motores de combustão interna. De facto, este silêncio relativo é um fator que permitiu que as corridas de Fórmula E tivessem lugar em ambientes urbanos onde a Fórmula 1 teria dificuldades e torna a Fórmula E mais compatível com ambientes urbanizados e densamente povoados.

      Esta tranquilidade também será uma característica dos novos veículos elétricos para condução em estrada da Jaguar, o que é uma notícia particularmente boa para as cidades, tanto para os condutores como para os moradores. Porém, este nível de "silêncio" também apresenta potenciais desafios.

      I-PACE Concept | Design De Som

    • "As cidades vão tornar-se muito mais silenciosas com os veículos elétricos. Há anos que estamos a reduzir o ruído em todos os nossos veículos, mas a nova tecnologia de veículos elétricos apresenta-nos um desafio interessante em que, de repente, eles se tornaram um pouco silenciosos demais. Existe a possibilidade de os peões não ouvirem o veículo a aproximar-se. Na qualidade de utilizadores do espaço da cidade, devemos certificar-nos de que os nossos veículos são seguros e responsáveis."
      Iain Suffield, Especialista Técnico de NVH, Jaguar Land Rover

      Os veículos da Jaguar sempre tiveram uma reputação excelente a nível de som, e o novo veículo elétrico da Jaguar não será diferente. No entanto, para ser ouvido com segurança a velocidades reduzidas, tem de emitir um novo tipo de som para alertar os outros utilizadores da estrada em relação à sua presença iminente e direção. Da mesma forma, noutros momentos, o som tem de alertar o condutor e fornecer indicações sobre o progresso dinâmico do veículo. Os clientes terão de esperar para conhecer estes sons variados até que possam efetuar o test drive do modelo de produção, em comercialização a partir de 2018.