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  1. DETALHES DE DESIGN

    O I-PACE Concept permitiu aos nossos designers o luxo de uma plataforma totalmente elétrica sem compromissos desde o início.

    • "Não é apenas um protótipo. É uma antevisão do primeiro SUV de performance totalmente elétrico da Jaguar que estará nas estradas em 2018. Será o primeiro veículo elétrico a bateria da Jaguar e representa um novo capítulo na história da nossa marca legendária."
      Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar.

      O I-PACE Concept permitiu aos nossos designers o luxo de uma plataforma totalmente elétrica sem compromissos desde o início. Com um grande conjunto de baterias entre as jantes e motores em cada eixo, tivemos a oportunidade de mudar as proporções fundamentais de um SUV.

      I-PACE Concept | Detalhes De Design

      Em primeiro lugar, sem motor para acomodar na zona dianteira, o capot não tem necessidade de ser tão longo como nos veículos regulares. Como resultado, o habitáculo pode avançar mais em direção à dianteira do veículo com o objetivo de dar uma ideia de "habitáculo avançado" a partir do exterior, enquanto cria muito mais espaço interior - incluindo 70 mm de espaço para pernas para os passageiros traseiros.
      Por sua vez, isto permite um maior para-brisas dianteiro, que, em conjunto com o tejadilho panorâmico integral em vidro, cria uma maior sensação de espaço para todos os passageiros.
      "Chegámos a acordo em relação a este design de 'habitáculo avançado' nas fases iniciais. É realmente a chave para a parte dianteira da linha do tejadilho, mas também para a sensação de espaço no interior."
      Dr. Wolfgang Ziebart, Diretor de Design Técnico da Jaguar Land Rover.
      Entretanto, ao manter as projeções dianteiras e traseiras o mais curtas possível e ao alongar o espaço entre as jantes dianteiras e traseiras - para poder alojar o conjunto de baterias maior que é indispensável para a maior autonomia do veículo (até 500 km) - proporcionamos ao veículo uma presença bastante mais sólida na estrada.
    • Apesar desta agradável sensação visual de solidez, o I-PACE Concept conta com uma excelência aerodinâmica para o seu segmento. As funcionalidades que ajudam a alcançar o coeficiente aerodinâmico de Cd 0,29 incluem o perfil curvo da carroçaria que baixa em velocidades mais elevadas para deslizar suavemente através do ar; puxadores da porta que permanecem rebatíveis com os seus painéis e apenas são acionados quando necessários; e entradas de refrigeração que desligam quando não são necessárias. Encontra-se também disponível um grande canal de ar otimizado para a aerodinâmica da grelha dianteira à base do para-brisas - semelhante ao protótipo C-X75 da Jaguar - que melhora o fluxo do ar quando este precisa de encontrar uma via.

      Algo talvez menos conhecido sobre a eficiência aerodinâmica é que a forma da traseira do veículo é, no mínimo, tão importante como a forma da dianteira. Para tal, um spoiler traseiro elegante reduz a sustentação; o ângulo desafiante da janela traseira é benéfico em termos aerodinâmicos (enquanto continua apto a acomodar 530 litros de espaço para a bagagem por baixo) e as grelhas traseiras - onde as ponteiras de escape estariam num veículo normal - direcionam ar turbulento das cavas da jante traseira para uma melhor forma atrás do veículo.
      Estas são apenas algumas das maneiras em que a soberba estética do I-PACE Concept contribui para a eficiência aerodinâmica do veículo. Esta é a eficiência que ajuda a conservar o máximo possível da energia da bateria de modo a aumentar a autonomia do veículo.