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  1. CRIAÇÃO DE ENERGIA

    Ao partilharmos as experiências e os conhecimentos adquiridos em competição, estamos a dar importantes passos em frente a nível dos nossos veículos de estrada. A inovadora tecnologia de travagem do nosso veículo de competição I-TYPE está a ajudar-nos a criar ainda mais energia da bateria no nosso primeiro veículo elétrico.

    • Sabia que apenas numa corrida o veículo de Fórmula E da Panasonic Jaguar Racing consegue captar energia suficiente através da travagem inteligente para aumentar a sua autonomia em até 15%? Como? Ao utilizar a tecnologia de travagem regenerativa mais recente, que é também uma importante característica do veículo elétrico para condução em estrada I‑PACE Concept.

      Num veículo com motor de combustão interna normal, a velocidade do veículo é reduzida através de travões de fricção convencionais que pressionam as pastilhas dos travões contra os discos. A energia cinética do veículo é transformada em energia térmica, que é, essencialmente, desperdiçada. No entanto, nos veículos elétricos a bateria (BEV), o motor elétrico consegue converter energia cinética em eletricidade para carregar a bateria, aumentando o número de quilómetros que pode conduzir com um único carregamento.

      I-PACE Concept | Geração de energia

      Na Fórmula E, o percurso da corrida é o mesmo para todos os concorrentes e a quantidade de energia permitida para concluir a corrida encontra-se fixa nos 56 quilowatts por hora, pelo que a vantagem da travagem regenerativa em competição se traduz em performance adicional e em tempos de volta potencialmente mais rápidos. A intensidade da competição de veículos elétricos testa as peças do veículo até ao limite, bem como os seus engenheiros, e com a Jaguar envolvida no desenvolvimento tanto de veículos elétricos de competição como de veículos elétricos para condução em estrada, existirão benefícios mútuos.

    • "Como engenheiro, o ambiente da Fórmula E é extremamente empolgante e desafiante. Podemos utilizar os ensinamentos que retiramos e os desenvolvimentos que realizamos nos componentes elétricos para comunicar diretamente com o nosso ambiente de produção da nova geração de veículos elétricos da Jaguar."
      Richard Devenport, Gestor de Investigação e Tecnologia da Fórmula E.

      A experiência da travagem regenerativa do novo veículo elétrico da Jaguar também mudará, certamente, o seu estilo de condução. A condução "com um só pedal", que utiliza na maioria das vezes apenas o acelerador, é perfeitamente possível assim que o condutor se torna mais consciente do impulso do veículo elétrico.

      Juntamente com estas alterações tecnológicas significativas, o inovador I‑PACE Concept continua a possuir a essência de um Jaguar.

      "É um veículo elétrico, mas é, acima de tudo, um Jaguar, portanto tem de se manter fiel às características que os nossos clientes conhecem e adoram. É óbvio que o veículo precisa de ter um design fabuloso, tanto por dentro como por fora. Tem de ser confortável e requintado, mas, ao mesmo tempo, tem de oferecer uma dinâmica de condução empolgante e emocionante. Estas são as características que o I‑PACE Concept vai proporcionar a uma gama de clientes completamente nova."
      Ian Hoban - Diretor da Linha de Veículos, Jaguar.

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