Skip primary navigation

PROPRIETÁRIOS JAGUAR

skip.tertiary.navigation

VEÍCULOS EM FIM DE VIDA

Como parte integrante do nosso compromisso ambiental, desenvolvemos um programa completo de reciclagem de veículos que inclui directrizes de concepção para reciclagem, aumento da utilização de materiais reciclados e redução da utilização de materiais perigosos.

PROGRAMA DE RECICLAGEM DE VEÍCULOS 

A Directiva sobre Veículos em Fim de Vida exige que todos os fabricantes e importadores de veículos novos em Portugal cumpram os seguintes objectivos:

  • Procedam à recolha dos veículos colocados no mercado no final da sua vida útil (independentemente da primeira data de matrícula de um veículo), assegurando que são processados de uma forma ambientalmente responsável.
  • Em parceria com outros operadores económicos, cumpram os objectivos de reutilização e recuperação de 85% do seu peso a partir de 2006 e de 95% do seu peso a partir de 2015.


REDE DE INSTALAÇÕES DE TRATAMENTO

A recolha será efectuada sem encargos para o último proprietário ou detentor registado do veículo e aplica-se a todos os veículos de passageiros com até nove lugares e um peso bruto de 3,5 toneladas.

A legislação determina condições adicionais para que o veículo possa ser recolhido gratuitamente:

  • O veículo tem que ser entregue num centro de recolha gratuita indicado pelo fabricante.
  • O veículo tem que estar completo, contendo os seus componentes essenciais incluindo o motor, transmissão, carroçaria, rodas e catalisador (quando instalado).
  • O veículo tem que estar livre de resíduos adicionais (tais como resíduos de jardinagem/domésticos, pneus adicionais, etc.)
  • O proprietário terá que provar que tem o direito de entregar o veículo para desmantelamento, para que possa ser emitido um certificado de destruição

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A responsabilidade ambiental é uma das principais componentes da filosofia empresarial da Jaguar, dado que é um dos valores basilares da nossa marca. A Jaguar tem trabalhado consistentemente ao longo dos últimos anos na integração das considerações ambientais na nossa forma gestão. Através dos nossos processos de gestão, estabelecemos objectivos de melhorias e monitorizamos o nosso progresso. Temos como objectivo produzir um veículo tão económico e limpo quanto possível. Esta política tem em consideração uma interpretação mais abrangente de ambiente e a produção de veículos recicláveis através de um processo de produção não poluente.

O fim da vida do veículo é também tido em consideração, o tratamento dos veículos em fim de vida e a reciclagem dos seus materiais. A reutilização dos materiais tem prioridade sobre a eliminação e, onde se revelar economicamente possível, a reintegração no produto. Os veículos Jaguar foram concebidos para serem pelos menos 85% recicláveis.

Os veículos actuais da Jaguar contêm 66 componentes diferentes produzidos em plástico proveniente de materiais reciclados, com um peso total de 26 quilogramas. Mais importante, o material utilizado nos veículos Jaguar pode ser novamente introduzido no ciclo de materiais e reutilizado na produção de novos componentes para automóveis ou para fins não automóveis.

Processo de Despoluição

Quando um veículo é entregue num centro de tratamento aprovado pela Jaguar será despoluído profissionalmente. O tratamento é efectuado da seguinte forma:

  • Drenagem de todos os fluidos
  • Remoção do acumulador e pneus
  • Remoção e neutralização dos sistemas de airbags e pré-tensores pirotécnicos

Quaisquer componentes vendáveis serão removidos e vendidos. O tratamento complementar do veículo será efectuado em instalações de fragmentação, onde são utilizadas técnicas de separação para a recuperação de materiais metálicos para reciclagem e produção de aço e metais não ferrosos.

Os materiais remanescentes, conhecidos como resíduos de fragmentação, podem ser sujeitos a tratamentos adicionais para recuperação de quaisquer materiais metálicos e não metálicos. Os resíduos remanescentes podem ser novamente seleccionados e utilizados em diversos tipos de aplicações. Por exemplo, o vidro recuperado pode ser utilizado como inerte para a construção e revestimento de estradas.

Apenas após a conclusão destes processos serão os restantes resíduos enviados para aterro (normalmente menos de 20% do peso original do veículo).

PESQUISA

A Jaguar utiliza instalações experimentais de desmantelamento onde os veículos são desmontados e examinados para determinar formas mais fáceis de desmantelamento no final da sua vida útil. A informação proveniente destes estudos de desmantelamento de veículos Jaguar actuais e mais antigos é incorporada no Sistema Internacional de Informação de Desmantelamento (IDIS), que os fabricantes de veículo desenvolveram em conjunto, como a fonte de informação para permitir um desmantelamento eficiente.

O IDIS contém agora informação de desmantelamento sobre mais de 300 modelos de veículos de 24 fabricantes.

Clique no link abaixo para visitar o site do IDIS.