Skip primary navigation

FLUIDO DE ESCAPE DIESEL (DEF)

skip.tertiary.navigation

EURO 6, MOTORES DIESEL E REDUÇÃO CATALÍTICA SELETIVA: O QUE É O DEF, COMO REABASTECER E PERGUNTAS FREQUENTES

Explicamos o que a legislação de emissões Euro 6 significa para os nossos veículos, os nossos condutores e o meio ambiente.

O QUE É A EURO 6?

A Euro 6 é uma diretiva de legislação europeia que tem como objetivo tornar os veículos mais ecológicos, através da limitação das emissões de gases de escape. A legislação define restrições às quantidades de óxidos de azoto (NOx) e de gases de hidrocarboneto que podem ser emitidas por quilómetro por veículo.

Os veículos a gasolina e diesel estão sujeitos a restrições diferentes, em conformidade com a nova legislação Euro 6. Para os veículos diesel, o nível permitido de emissões de NOx foi diminuído para 80 mg/km (de 180 mg/km), enquanto o nível permitido de emissões de hidrocarbonetos foi diminuído para 170 mg/km (de 230 mg/km). O nível permitido de emissões de NOx para veículos a gasolina mantém-se a 60 mg/km, enquanto o nível permitido de hidrocarbonetos se mantém a 100 mg/km.

Da mesma forma que outros fabricantes de veículos, a Jaguar tem a obrigação legal de cumprir estes novos regulamentos, até às seguintes datas:


  • A partir de 1 de janeiro de 2015, todos os veículos novos introduzidos no mercado têm de cumprir as normas Euro 6. Nestes incluem-se todos os modelos novos no mercado, por exemplo: Jaguar XE
  • Os veículos que já se encontrem em comercialização têm de cumprir a norma Euro 6 até 1 de setembro de 2015, mas;
    • veículos específicos que já se encontrem em comercialização que tenham sido produzidos, e enviados pelo fabricante, antes de 1 de junho de 2015 podem continuar a ser vendidos até 1 de setembro de 2016. No entanto, nestes casos o fabricante tem de solicitar uma derrogação.

O QUE É A TECNOLOGIA DE REDUÇÃO CATALÍTICA SELETIVA (SCR)

A tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR) está instalada em todos os veículos Jaguar diesel a partir do Ano Modelo 2016. Permite à Jaguar cumprir a legislação de emissões EU6 através da redução de até 90% dos níveis de óxidos de azoto (NOx) emitidos pelo sistema de escape. Em complemento a uma nova geração de conversores catalíticos, a tecnologia de SCR exige a utilização de fluido de escape diesel (DEF).

CONSULTAR O GUIA DIGITAL

O QUE É O FLUIDO DE ESCAPE DIESEL (DEF)?

O DEF, também conhecido como AdBlue®, AUS 32 e ARLA 32, é um fluido não tóxico, incolor, inodoro e não-inflamável. Armazenado num depósito dedicado no veículo, o DEF é injetado no sistema de escape para limpar os gases de escape. Decompõe as emissões de óxidos de azoto (NOx) em vapor de água e gás de azoto inofensivos.

MANUTENÇÃO DO DEF

É importante manter o nível de DEF no seu Jaguar, dado que, de acordo com a legislação da UE, é impossível ligar o motor sem DEF. O centro de mensagens do seu veículo avisa-o com antecedência quando o nível de DEF estiver baixo e alerta-o atempadamente para agendar um abastecimento. O concessionário/reparador autorizado Jaguar irá também atestar o depósito como parte da manutenção programada. Consulte o seu manual do proprietário para obter informação mais detalhada.

CONSULTAR MANUAL DIGITAL

COMO POSSO SABER SE OS NÍVEIS DE DEF ESTÃO BAIXOS?

O centro de mensagens apresenta uma série de mensagens quando o nível de DEF fica baixo.

1. A primeira mensagem indica que o DEF se encontra a um nível em que um abastecimento é aconselhável.

2. A segunda mensagem é acompanhada por um ícone de aviso ÂMBAR e indica que deve reabastecer o depósito de DEF.

3. A terceira mensagem inicia uma contagem decrescente da distância restante até o depósito de DEF ficar vazio, após a qual o motor não poderá ser ligado.

4. A mensagem final é acompanhada por um ícone de aviso VERMELHO e é apresentada quando a distância restante for zero e indica que não será possível voltar a ligar o motor até que o depósito seja abastecido com DEF.

CONSULTAR GUIA DIGITAL

ATENÇÃO: quando o nível de DEF fica baixo, é apresentada uma mensagem de aviso no centro de mensagens. Ateste o depósito de DEF assim que possível. Poderá contactar um concessionário/reparador autorizado Jaguar para atestar o depósito de DEF. Se necessário, o depósito de DEF pode ser atestado com garrafas de abastecimento antigota, disponíveis num concessionário/reparador autorizado Jaguar. O consumo médio de DEF é de 800 km/1 litro. No entanto, o consumo pode variar consideravelmente consoante o seu estilo de condução, as condições meteorológicas e da estrada.

VER PERGUNTAS FREQUENTES

Para informação adicional sobre o DEF, contacte o seu concessionário Jaguar ou consulte o seu Manual do Proprietário. AdBlue® é uma marca registada da Verband der Automobilindustrie e. V. (VDA)

Não encontra o que necessita?