Skip primary navigation

NOTÍCIAS

Março 04 2014

JAGUAR CONFIRMA QUE A SUA FUTURA BERLINA DESPORTIVA COMPACTA SE IRÁ CHAMAR XE E IRÁ ESTREAR A AVANÇADA PLATAFORMA MONOBLOCO EM ALUMÍNIO E A NOVA FAMÍLIA DE MOTORES `INGENIUM´

Ralph Speth, Chief Executive Officer Jaguar Land Rover, confirmou esta informação durante a jornada inaugural do Salão Internacional Automóvel de Genebra: “Há algumas semanas anunciámos que o nosso novo centro de produção de motores, Engine Manufacturing Centre, iria produzir uma nova família de motores de quatro cilindros, de construção leve, prestações elevadas e eficiência exemplar. O primeiro destes novos motores Ingenium irá impulsionar a nossa nova berlina desportiva compacta, que ser irá chamar XE e cuja produção será iniciada no final deste ano”.

O Jaguar XE será o primeiro modelo de produção construído sobre a avançada plataforma em alumínio Da7 revelada com o protótipo C-X17 no Salão Automóvel de Frankfurt 2013. As primeiras unidades deste novo Jaguar irão chegar em 2015 e será o primeiro modelo do seu segmento a incorporar um chassis monobloco produzido integralmente em alumínio.

A utilização extensiva deste material proporciona uma combinação de peso reduzido e rigidez que se reflete diretamente no comportamento, performance e eficiência do futuro XE. Os novos motores Ingenium e o avançado chassis em alumínio são o complemento perfeito.

A nova família de motores Ingenium irá disponibilizar uma gama completa de potências, indo ao encontro de todos os requisitos, combinando performance elevada com as mais recentes inovações em termos de eficiência sem sacrificar o prazer de condução.

A família de motores Ingenium disponibiliza uma flexibilidade inédita na Jaguar Land Rover. O seu design avançado irá permitir a sua utilização tanto em posição longitudinal como transversal e permitirá direcionar a potência tanto para o eixo traseiro como para as quatro rodas. A combinação de performance e eficiência permitirá aos motores Ingenium disponibilizar prestações de até 300 km/h e emissões inferiores a 100 gramas de CO2 por quilómetro.

Kevin Stride, Vehicle Line Director, declarou: "O desenvolvimento do XE centrou-se em proporcionar aos nossos clientes a berlina mais avançada, eficiente e requintada do seu segmento. Estamos muito orgulhosos com os nossos progressos até agora e esperamos poder demonstrar em breve o que conseguimos”.

Ian Callum, Director of Design, comentou: “O novo XE tem todos os atributos que distinguem um Jaguar da última geração, mais compacto em termos de dimensões mas mantém o design de grande impacto. Os nossos clientes têm grandes expectativas para este modelo. Não podemos esquecer que estamos a desenhar um Jaguar e que deve ser tão atraente como apaixonante de conduzir, tão brilhante num circuito como prático no dia-a-dia. Isto foi exatamente o que conseguimos com o novo Jaguar XE.”

O nome escolhido para o novo XE continua a progressão lógica da denominação das berlinas XF e XJ da Jaguar. As especificações técnicas completas e os detalhes da gama serão comunicados brevemente. A chegada do XE ao mercado está prevista para meados de 2015.