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NOTÍCIAS

Julho 15 2014

O NOVO JAGUAR XE - REVELA A SUA TECNOLOGIA

A Jaguar irá apresentar o membro mais recente da sua família de berlinas desportivas, o Jaguar XE, num evento cheio de estrelas que se irá realizar em Londres no próximo dia 8 de setembro. O evento irá marcar a apresentação de um veículo concebido para quem gosta de conduzir, que redefine o conceito de berlina desportiva, um segmento que a Jaguar criou há mais de 50 anos com modelos emblemáticos como o Mark II.

A Jaguar irá introduzir níveis de inovação nunca antes vistos neste segmento graças à sua experiência na construção de peso reduzido e a uma tecnologia de chassis sofisticada, que complementam a nova família de motores Ingenium, concebidos, desenvolvidos e produzidos no Reino Unido.

Com uma estrutura completamente nova e produzida integralmente em alumínio, o XE conjuga performance impressionante, uma condução ágil e uma capacidade de resposta precisa da direção com níveis excecionais de requinte.

Mike Cross, Chief Engineer of Vehicle Integrity, declarou: “A Jaguar sempre se destacou por proporcionar um equilíbrio entre uma condução precisa e níveis excecionais de requinte. O XE representa o expoente máximo de todas a lições aprendemos ao longo destes anos. A suspensão traseira Integral Link proporciona uma combinação de requinte de rolamento e comportamento de elevada precisão inigualáveis neste segmento. Estamos a cumprir o objetivo de disponibilizar um veículo que supera os nossos concorrentes”.

Suspensão traseira Integral Link
Única neste segmento, a suspensão com sistema Integral Link proporciona benefícios importantes em comparação com os sistemas multi-braço convencionais. Graças à elevada rigidez lateral e longitudinal do sistema, disponibiliza uma capacidade de resposta e comportamento de elevada precisão, mantendo um requinte de rolamento luxuoso. Muitos dos componentes da suspensão Integral Link são produzidos em alumínio forjado ou fundido. Estas são as técnicas de produção ideais para uma solução robusta e leve.

Suspensão dianteira baseada no desportivo F-TYPE
Montada numa subestrutura com torres de suspensão em alumínio fundido, a suspensão dianteira de triângulos duplos sobrepostos do XE proporciona níveis elevados de comportamento e tração em estrada.
O seu design avançado baseia-se no topo de gama desportivo da Jaguar, o F-TYPE, e inclui alguns componentes chave concebidos para proporcionar níveis de rigidez à altura do Jaguar XFR. Desta forma, asseguramos que o XE disponibiliza um nível de agilidade similar e uma resposta da direção firme e precisa. Da mesma forma que a suspensão traseira, muitos dos componentes são produzidos em alumínio fundido e forjado, e alguns destes são produzidos através de um processo patenteado.

A melhor sensibilidade de direção do segmento
As características de resposta e sensibilidade da direção reconhecidas da Jaguar são elevadas a um novo patamar no novo XE, o primeiro Jaguar equipado com a última geração de direção assistida elétrica.

Os nossos algoritmos de software mais recentes permitem uma gama de calibração muito mais abrangente que nos sistemas hidráulicos e proporcionam uma sensibilidade de direcção de melhor qualidade. Nos outros benefícios incluem-se a resistência variável da direção, a facilidade de manobras a baixa velocidade e a capacidade de adaptação à configuração de Jaguar Drive Control. A direcção assistida eléctrica permite também incorporar uma gama completa de funcionalidades de segurança ativa e de auxílio ao condutor.

All Surface Progress Control
Os veículos com tração traseira, mesmo os que incorporam os melhores sistemas de auxílio à condução, podem apresentar dificuldades no arranque em piso de aderência reduzida. Por esta razão, a Jaguar desenvolveu uma nova tecnologia revolucionária no seu segmento: All Surface Progress Control (ASPC).

Desenvolvida com base em décadas de experiência em sistemas de tração para condução fora de estrada da Jaguar Land Rover, a funcionalidade ASPC proporciona o controlo eletrónico da tração, simplificando a condução para o condutor. O sistema funciona como um controlo de velocidade de cruzeiro de baixa velocidade capaz de proporcionar a tracção ideal nas condições mais escorregadias, sem perdas de tração e sem que o condutor tenha que utilizar os pedais.