Skip primary navigation

NOTÍCIAS

Maio 29 2014

JAGUAR JUNTA-SE AO TEAM SKY E À PINARELLO PARA DESENHAR A NOVA DOGMA F8

A Jaguar, reconhecida por conceber e produzir alguns dos automóveis mais exclusivos do mundo, utilizou os seus conhecimentos, experiência e instalações de aerodinâmica para contribuir para a criação da nova bicicleta Pinarello Dogma F8, que será utilizada pela equipa do Team Sky nas próximas provas do calendário internacional ciclista de 2014.

Esta é a primeira vez que o Team Sky vai beneficiar da vasta capacidade técnica da Jaguar, e estabelece novos horizontes de colaboração entre o fabricante britânico e o Team Sky e com a família de fornecedores e empresas colaboradoras, incluindo o fabricante de renome Pinarello. Desta forma, a Jaguar transforma-se num parceiro estratégico em termos de inovação para o Team Sky.

A nova e avançada Dogma F8 será estreada no Critérium du Dauphiné no próximo dia 8 de junho. A prova definitiva será o Tour de France, com início previsto para o próximo dia 5 de julho em Leeds e onde o Team Sky deverá defender o título conseguido no ano passado.por Chris Froome e em 2012 por Bradley Wiggins.

`A Jaguar tem fornecido os veículos de apoio ao Team Sky desde a temporada 2010`, comentou Mark Cameron, Global Brand Experience Director da Jaguar Land Rover. `O nosso acordo baseia-se nos valores partilhados de alta performance, inovação e tecnologia. Estamos muito satisfeitos por continuar a reforçar esta colaboração e por nos tornar-mos um parceiro tecnológico do Team Sky. Esta deverá ser a primeira de muitas novas oportunidades para lhes proporcionar o nosso apoio.´

Sir Dave Brailsford, Team Principal do Team Sky, que acompanhou recentemente a vitória de Sir Bradley Wiggins no Tour da Califórnia, declarou que o acesso aos recursos tecnológicos da Jaguar Land Rover irá contribuir para que o Team Sky seja ainda mais competitivo no futuro.

`O ciclismo é um desporto altamente competitivo onde cada fração de segundo conta. A experiência e o conhecimento dos engenheiros da Jaguar, combinados com a reputação mundial alcançada pela Pinarello na produção de quadros e o nível desportivo elitista do Team Sky, permitiu-nos criar uma bicicleta excelente. A Jaguar utilizou as suas instalações e conhecimentos avançado de dinâmica computacional de fluidos para tornar a Pinarello Dogma 65.1 uma bicicleta ainda melhor. Tenho plena confiança que os nossos atletas irão iniciar o Tour de France na bicicleta mais veloz de sempre utilizada por esta equipa.`

O papel da Jaguar centrou-se em contribuir para melhorar a aerodinâmica do quadro topo de gama da Pinarello. Trabalhando com base em parâmetros fixos como a distância entre eixos e a geometria determinada pelos designers da Pinarello, os engenheiros da Jaguar desenvolveram o quadro para melhorar o perfil aerodinâmico dos tubos e reduzir a resistência aerodinâmica dos elementos montados no quadro. Entre outubro e janeiro a Jaguar realizou mais de 300 simulações virtuais empregando os mesmos métodos e instalações utilizados no desenvolvimento dos últimos modelos da Jaguar Land Rover. Foi medida a resistência aerodinâmica de cada componente, analisando e comparando as pequenas alterações introduzidas em cada fase do processo de desenvolvimento. A Jaguar utilizou também as instalações do seu próprio túnel de vento para verificar os resultados das simulações.

As alterações introduzidas pela equipa de engenheiros da Jaguar centram-se no perfil dos tubos que compõem o quadro da bicicleta, sob os requisitos rigorosos estabelecidos pela UCI, e um novo espigão de selim optimizado. A forquilha da Dogma F8 foi também concebida para minimizar a resistência aerodinâmica e assegurar um fluxo de ar homogéneo em redor dos tubos. A saída do cabo que aciona o desviador traseiro foi alterada para reduzir a resistência aerodinâmica. Em complemento, os três orifícios posicionados no tubo vertical do quadro permitem variar a posição do suporte da garrafa, contribuindo também para a redução da resistência aerodinâmica.

Em algumas áreas, a Jaguar acentuou o design assimétrico característico da Dogma 65.1 para melhorar a performance aerodinâmica. A união dos tirantes sob o banco foi também alterada para conseguir direcionar o ar em redor da pinça de travão da uma forma mais eficaz, utilizando a menor quantidade possível de material.

Os testes realizados no túnel de vento revelam que a nova Dogma F8 (bicicleta completa) é 26,1% mais aerodinâmica que a Dogma 65.1 e 6,4% mais eficiente com o ciclista em cima da bicicleta. O quadro isolado é 40% mais aerodinâmico.

`A Jaguar tem capacidades e recursos muito avançados no campo da dinâmica computacional de fluidos, o que nos permite testar rapidamente múltiplas configurações em alta resolução´, afirma Jon Darlington, responsável de aerodinâmica da Jaguar Land Rover. `As capacidades necessárias para o design de bicicletas são, fundamentalmente, as mesmas que para um veículo. Temos uma equipa muito talentosa e conhecimentos profundos de aerodinâmica. A aplicação deste nível de engenharia e análise no desenvolvimento de uma bicicleta é algo que provavelmente nunca se tinha realizado antes´.

As prioridades da Pinarello no design da nova Dogma F8 eram manter a agilidade, reduzir o peso e melhorar tanto a rigidez como o desempenho aerodinâmico. O comportamento deveria ser, pelo menos, igual à aclamada Dogma 65.1, com aumento da rigidez e redução do peso. Ambos conseguidos em parte utilizando uma liga de fibra de carbono Torayca T11001K do fornecedor Toray com características superiores. A aerodinâmica tinha um potencial elevado para melhorias significativas.

`O comportamento era um ponto crucial para a Pinarello dado que se trata de uma característica inerente ao design do seu quadro e muito apreciada pelo Team Sky na Dogma 65.1´, afirma John Darlington. `Assim, decidimos manter determinados pontos fixos da geometria da bicicleta e uni-los com tubos de perfil maximizado. Minimizámos a superfície frontal para melhor desempenho aerodinâmico, o que resultou também na redução da quantidade de material utilizado. Em conjunto com os materiais avançados utilizados pela Pinarello, conseguimos reduzir o peso e aumentar a rigidez geral´.

`Eu, por exemplo, sou um apaixonado do ciclismo, e foi realmente interessante aplicar os nossos conhecimentos aerodinâmicos às bicicletas. Apreciámos o curto espaço de tempo entre as fases de design e testes e a produção, muito mais reduzido que no caso dos automóveis. O envolvimento do Team Sky e da Pinarello foi muito importante para que o design fosse plenamente funcional. Ambos têm uma grande determinação para conseguir a vitória.´

Fausto Pinarello, CEO do fabricante italiano, insistiu na necessidade de que a Dogma F8 mantivesse o ADN lendário da marca, incluindo a melhor performance possível. Tem uma confiança absoluta na nova Dogma F8, topo de gama das bicicletas Pinarello, o que torna na bicicleta da marca mais veloz de sempre: `A melhor bicicleta do mundo é agora, na minha opinião, ainda melhor, e a Jaguar contribuiu para atingir este objetivo´.

`Procuramos sempre novas tecnologias que melhorem a performance das nossas bicicletas´, afirma Fausto Pinarello. `Tem sido um prazer trabalhar com a Jaguar no desenvolvimento aerodinâmico. Os conhecimentos avançados e experiência da Jaguar aumentam as possibilidades do Team Sky conseguir a vitória no Tour de France, o que se repercutirá diretamente nos nossos clientes, que poderão optar por uma bicicleta ainda melhor.´

`O melhor, em qualquer caso, é a opinião dos próprios ciclistas. Chris Froome ficou entusiasmado após o primeiro teste da Dogma F8 e sabe que esta nova bicicleta é capaz de vencer o Tour de France este ano´.

`No primeiro contacto com a Dogma F8, as diferenças são evidentes em comparação com a Dogma 65.1´, afirma o vencedor do Tour de France 2013. `É mais leve e rígida, permitindo que todo o esforço das suas pernas seja transmitido para a estrada sem flexão ou movimentos. Esta é uma bicicleta com a qual posso vencer outro Tour de France e vou fazer todos os possíveis por o conseguir`.