Skip primary navigation

NOTÍCIAS

Junho 10 2013

ESTREIA DINÂMICA DO JAGUAR PROJECT 7 NO GOODWOOD FESTIVAL OF SPEED

O Project 7, criado pela equipa liderada pelo Director de Design, Ian Callum, é um estudo de design baseado no novo Jaguar F-TYPE

Um monolugar produzido integralmente em alumínio, o Project 7 incorpora um perfil inspirado no Jaguar D-type, componentes exclusivos em fibra de carbono e um interior único

Equipado com o motor Jaguar V8 Supercharged de 5,0 litros a gasolina com 550CV / 680Nm, o Project 7 acelera de zero a 100 km/h em 4,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 300km/h

O Project 7 será conduzido em Goodwood por Mike Cross, Chief Engineer, Vehicle Integrity, Jaguar

“O Project 7 é monolugar desportivo baseado no F-TYPE, com o tipo de formas inspiradas na competição com que os designers sonham. Tem um objectivo: ser conduzido e desfrutado.

Os veículos desportivos Jaguar são reconhecidos pala performance excepcional e design elegante. O Project 7 captura esse espírito na sua forma mais pura.” Ian Callum, Director of Design, Jaguar.

O protótipo Project 7 da Jaguar irá realizar a sua estreia dinâmica no Goodwood Festival of Speed de 2013 no dia 12 de julho. O Project 7 é baseado no aclamado Jaguar F-TYPE, o novo desportivo descapotável de dois lugares e vencedor do prémio World Car Design of the Year 2013.

As principais alterações ao design exterior incluem um perfil atrás da cabeça do condutor; componentes exclusivos em fibra de carbono – um novo splitter dianteiro, novas embaladeiras e difusor traseiro; pára-brisas rebaixado e pára-choques dianteiro com design renovado.

As características do habitáculo exclusivo do Project 7 incorporam um banco em material compósito com cinto de competição, um suporte para capacete e revestimentos exclusivos.

O nome Project 7 representa as sete vitórias da Jaguar em Le Mans entre 1951-1990 – um recorde para um fabricante Britânico – e a sua cor azul relembra os Jaguar D-type vitoriosos de 1956/1957.

O Project 7 não é um protótipo estático, é um veículo desportivo de alta performance completamente funcional. A arquitetura rígida integralmente em alumínio do F-TYPE proporciona o ponto de partida perfeito, a potência é disponibilizada pelo motor Jaguar V8 Supercharged de 5,0 litros com 550CV/680Nm – um aumento de 55CV e 55Nm em relação ao F-TYPE V8 S.

“O principal objetivo dinâmico no desenvolvimento do F-TYPE foi assegurar uma sensação de ligação; é um verdadeiro desportivo, centrado no condutor; ágil, imediato, rápido e, claro, divertido. Tendo conseguido atingir esse objetivo em estrada, o Project 7 proporcionou uma oportunidade única para ir um pouco mais longe. É visceral em todos os sentidos – na sua resposta, assinatura sonora e performance absoluta. Mal posso esperar para o pilotar em Goodwood.”
Mike Cross, Chief Engineer, Vehicle Integrity, Jaguar

Em complemento ao aumento de potência – disponibilizado nas rodas traseiras através da caixa automática Jaguar Quickshift de oito velocidades e diferencial eletrónico ativo – o Project 7 incorpora também um sistema de escape livre com acabamento cerâmico, uma altura ao solo reduzida em 10mm e uma calibração exclusiva de molas/amortecedores.
br> “A linhagem desportiva e ambição inovadora da Jaguar foram perfeitamente incorporadas no Project 7 através do seu design sensual e performance de tirar a respiração. A estreia do Project 7 em Goodwood representa o ambiente perfeito para demonstrar a criatividade das nossas equipas de design e engenharia.” Adrian Hallmark, Global Brand Director, Jaguar

Project 7: Uma história de paixão

Ian Callum, Director of Design, que desafia permanentemente a sua equipa para explorar os limites do design, promoveu um esquiço experimental do Project 7 criado pelo designer da Jaguar Cesar Pieri a um veículo de pista em apenas quatro meses.

Inspirado no seu entusiasmo pelos automóveis e pelo desporto motorizado, na sua paixão pela herança Jaguar e na sua familiaridade com o F-TYPE, Pieri desenhou um monolugar desportivo com um perfil fluido, pára-brisas rebaixado e pintura inspirada na competição.

“Quando vi este esquiço de um monolugar F-TYPE com pára-brisas rebaixado, senti-me inspirado e quis desenvolver mais esse conceito. Como designers, o nosso principal objetivo é desafiar – pegar no normal, virar de cabeça para baixo e ver se ainda funciona – e aqui na Jaguar, adoramos explorar os limites.

“Como equipa, o nosso desafio foi pegar nesta ideia, trabalhar dentro das limitações de produção e criar algum fantástico. Por isso encorajei Cesar e Alister Whelan, Chief Designer da Jaguar, a levarem este projeto para a próxima fase e desenvolverem um conceito viável e, com o apoio de departamentos chave na companhia, nasceu o Project 7.” 

Ian Callum, Director de Design, Jaguar Cars.
 

Após a modelação digital, foi produzido um modelo em argila do Project 7. Com esse modelo aprovado e com pouco tempo antes de Goodwood, a equipa de engenharia da Jaguar trabalhou em parceria próxima com a equipa de design para assegurar que o veículo final permanecesse verdadeiro ao protótipo.

Para o Project 7, mantivemos as duas linhas centrais do F-TYPE, a alteração mais óbvia é a secção traseira integralmente nova inspirada no D-type, que incorpora um arco de segurança e flui para baixo, atrás da cabeça do condutor. O sistema da capota foi completamente removido.

As alterações aerodinâmicas incluem um splitter dianteiro em fibra de carbono, embaladeiras, difusor traseiro de grandes dimensões e um spoiler traseiro com um ângulo de ataque de 14 graus, proporcionando ao Project 7 uma presença em estrada rebaixada, unificada e musculada. As grelhas laterais e do capot foram também produzidas em fibra de carbono enquanto que os espelhos em fibra de carbono e alumínio foram inspirados no protótipo Jaguar C-X16, de onde derivou o F-TYPE.

O pára-brisas foi rebaixado e o novo design dianteiro incorpora entradas de ar e faróis revistos com molduras gloss black em vez de cromadas. Foi equipado com jantes em liga leve Blade forjadas de 20 polegadas com inserções em fibra de carbono.

O cockpit do Project 7 não é menos impressionante que o seu exterior. O condutor dispõe de um banco em material compósito rebaixado 30mm e de um cinto de segurança de competição com quatro apoios. O banco do passageiro foi substituído por um suporte de capacete exclusivo, para um capacete personalizado do Project 7 na mesma cor azul e gráficos, fixado com o seu próprio cinto.

Os bancos e os forros das portas encontram-se revestidos num padrão de diamante inspirado na competição. Foram ainda incorporadas inserções em fibra de carbono na consola e alavanca de velocidades SportShift, o botão start-stop é em gloss black e o volante foi equipado com patilhas de seleção de velocidades em alumínio maquinado.

“Quando olhamos para este carro, tem uma atração irresistível. Está pleno de desejo – podemos ver que o seu único objetivo é divertir. O Project 7 é um veículo especial – não apenas porque é único, mas também pela pureza de objetivo. É um Jaguar puro.” 

Ian Callum, Director of Design, Jaguar.

Project 7: Especificações Técnicas*



MOTOR & TRANSMISSÃO
Cilindrada (cc) 5.000
Cilindros 8
Relação de Compressão 9,5:1
Diâmetro/curso (mm) 92,5 / 93,0
Caixa de velocidades 92,5 / 93,0
PERFORMANCE
0-100km/h (seg) 4,2
80-120km/h (seg) 2,4
Velocidade máxima -
eletronicamente limitada (km/h)
300
Potência (cv@rpm) 550@6500
Potência (kW@rpm) 405@6500
Binário (Nm@rpm) 680@2500-5500
Jantes em liga leve Blade
forjadas de 20 polegadas
Pneus Pirelli P Zero
255/30/20 (dianteiros) /
295/30/20 (traseiros)

*TODOS OS DADOS SÃO ESTIMATIVAS DO FABRICANTE