Skip primary navigation

NOTÍCIAS

Setembro 25 2013

JAGUAR LAND ROVER REVELA OS SEUS PLANOS PARA O FUTURO EM I+D NO REINO UNIDO

A Jaguar Land Rover comunicou os detalhes dos seus planos futuros para investigação avançada e desenvolvimento no Reino Unido, centrando-se em novas tecnologias de vanguarda, inovação e educação no centro de Warwick.

O National Automotive Innovation Campus (NAIC) foi concebido para criar um ambiente de colaboração e investigação em grande escala. Académicos das principais universidades do Reino Unido, investigadores e engenheiros da Jaguar Land Rover e diversos fornecedores da marca, irão trabalhar em equipa na investigação e novas propostas neste centro de investigação multidisciplinar de design futurista.

A Jaguar Land Rover é o principal parceiro deste projeto, com um investimento de 50 milhões de libras, em conjunto com o Tata Motors European Technical Centre (TMETC), WMG (Warwick Manufacturing Group) e UK Government’s Higher Education Funding Council England (HEFCE).

A construção do NAIC irá representar um investimento de quase 100 milhões de libras e tem prevista a sua abertura em setembro de 2014 na Universidade de Warwick. Cerca de 1.000 académicos, investigadores, técnicos e engenheiros irão trabalhar no referido edifício, que contará com oficinas e laboratórios de engenharia, instalações destinadas aos sistemas de propulsão avançada e mais recente em termos de design, visualização e tecnologias de protótipos.

O desenvolvimento das novas instalações irá complementará os centros de criação de modelos da Jaguar Land Rover de Gaydon e Whitley, e será coordenado pelo Dr. Wolfgang Epple, Director of Research and Technology da Jaguar e Land Rover. O Dr. Epple, recentemente nomeado Membro Honorário do WMG, irá liderar os programas de inovação e as iniciativas de investigação avançada da Jaguar Land Rover.

Segundo as palavras do Dr. Wolfgang Epple: “Investir em colaboração, inovação, investigação ou educação é vital se queremos estar à altura de nossos concorrentes internacionais. O nosso sucesso futuro de vendas e o sucesso do nosso negócio global deve ser baseado na engenharia e na inovação que terá lugar no NAIC.”

"A criação de um novo centro para investigação de veículos e a consolidação de operações de engenharia avançada de investigação, proporciona à Jaguar Land Rover um potencial enorme. Com o desenvolvimento desta grande capacidade de investigação iremos colocar o Reino Unido no centro da indústria automóvel mundial, e o NAIC será o seu eixo central".

O desenvolvimento do projeto NAIC é a etapa seguinte na estratégia de investigação a longo prazo da Jaguar Land Rover e tem como base o sucesso que a companhia desenvolveu em virtude da sua relação com a WMG na Universidade de Warwick. A Jaguar Land Rover tem atualmente quase 200 investigadores e engenheiros que trabalham na WMG, colaborando com especialistas universitários em projetos diversos.

Com a abertura do NAIC em 2016, a Jaguar Land Rover espera duplicar a quantidade de pessoas destinadas à investigação avançada, para uma equipa com cerca de 500 pessoas.

Antony Harper, Head of Research da Jaguar Land Rover, declarou também: "Iremos anunciar os detalhes dos projetos de investigação onde a nossa equipa do NAIC irá colaborar a longo prazo, e os desafios em que enfrentamos diferentes disciplinas, como a eletrificação, os veículos inteligentes e os sistemas de interação entre o utilizador e o veículo como o HMI (Human Machine Interface). Todos estes irão ajudar-nos a criar novas tecnologias chave para um futuro livre de emissões.”

"Estes programas de colaboração na investigação irão aproveitar o melhor do Reino Unido em termos de engenharia inovadora que, em conjunto com a capacidade adicional do NAIC, nos irá proporcionar uma melhoria na quantidade e variedade de ideias frescas e patentes exclusivas, que nos permitirá aumentar significativamente a nossa produção no futuro.”

Em complemento às capacidades e conhecimentos que serão desenvolvidos nestes projetos de investigação, o NAIC terá um papel chave no desenvolvimento das capacidades dos estudantes de engenharia, dado que irão dispor dos laboratórios do NAIC e instalações dedicada ao ensino da engenharia.

Dr. Wolfgang Epple complementou: "O crescimento económico apenas é sustentável se nós e os nossos fornecedores pudermos encontrar a qualidade apropriada e a quantidade de pessoas com as qualificações necessárias. Por essa razão iremos assegurar-nos que somos um grupo de pessoas dedicadas à engenharia, que procura fomentar a paixão pela ciência, pela tecnologia e pela matemática.”

"O NAIC será transformado num centro formação e qualificação que nos assegurará que contamos com jovens com a vontade de desenvolver uma carreira em engenharia e produção. O NAIC terá também um papel chave na consolidação da próxima geração de engenheiros e técnicos do futuro".