Skip primary navigation

NOTÍCIAS

Maio 14 2014

RENASCIMENTO DO JAGUAR E-TYPE `LIGHTWEIGHT´

Estes seis novos Jaguar E-Type são as seis unidades `perdidas´ da série original de 18 veículos que integravam o projeto `Lightwweight´, que começou em 1963 com o objetivo de produzir uma dúzia e meia de versões especiais de competição para a categoria GT.

Acabaram por ser produzidos apenas 12 dos E-Type `Lightweight´ com carroçaria em alumínio, o último destes em 1964, deixando inacabada uma série de veículos únicos que agora renascem recuperando a numeração original do chassis.

Derek Weale, Director Jaguar Land Rover Heritage Business, declarou: “Este é um projeto incrivelmente excitante para a Jaguar. O E-Type é um modelo icónico, e a versão `Lightweight´ é a mais desejável de todas. Não podíamos perder a oportunidade de completar a série original de 18 veículos 50 anos após a criação do último Lightweight.

Mal posso esperar por revelar mais detalhes sobre os novos `Lightweight´ e de os ver em acção num futuro muito próximo.”

Os novos E-Type `Lightweight´ serão produzidos de uma forma integralmente artesanal pelos especialistas com mais experiência da marca. Cada veículo será construído em conformidade com as especificações exactas dos modelos originais de 1963, incluindo o motor de seis cilindros em linha e 3,8 litros de cilindrada. Os clientes poderão selecionar acabamentos personalizados para o habitáculo e para a carroçaria em alumínio, pintura e autocolantes de patrocinadores e algumas modificações mecânicas.

A redução de peso proporcionada pelos modelos originais `Lightweight´ era de 114 quilogramas em relação a um E-Type de série graças aos seus painéis da carroçaria e bloco de motor produzidos integralmente em alumínio, à ausência de alguns acabamentos interiores e a uma grande quantidade de medidas adicionais para redução do peso final, incluindo vidros de correr.