Skip primary navigation

NOTÍCIAS

Dezembro 09 2013

JAGUAR LAND ROVER CONSTRÓI FÁBRICA NO BRASIL

O acordo assinado entre Phil Hodgkinson, Global Business Expansion Director da Jaguar Land Rover, e Sérgio Cabral, Governador do estado do Rio de Janeiro, é o primeiro passo para o início da construção desta nova fábrica.

A expansão internacional da Jaguar Land Rover no Brasil é o próximo passo da estratégia da companhia para aumentar a sua capacidade de produção. Esta nova fábrica terá um papel estratégico para consolidar as crescentes oportunidades de negócio no Brasil e nos mercados da América do sul.

Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover, declarou a este respeito: “O Brasil e os países vizinhos são muito importantes. Os clientes que aí residem têm um apetite crescente por produtos de alta qualidade.”

“Este novo programa de desenvolvimento irá permitir-nos disponibilizar novos modelos, icónicos tanto pelo seu elegante design britânico como pela sua engenharia avançada.

A fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia será uma instalação líder no segmento e irá introduzir tecnologias avançadas de produção.”

“Estabelecemos excelentes relações laborais com o estado do Rio de Janeiro, a cidade de Itatiaia e a empresa estatal de desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro CODIN, e esperamos continuar a atrair clientes para a Jaguar Land Rover neste mercado importante.”

Com base na cidade de Itatiaia, o novo programa de desenvolvimento de produção da Jaguar Land Rover irá contar com um investimento total de 240 milhões de libras (288,5 milhões de euros) até 2020.

A construção destas instalações de produção vanguardistas irá começar em meados de 2014 e os primeiros modelos deverão sair da linha de produção em 2016, um prazo que depende de aprovação final pelo Governo Federal Brasileiro incorporado no programa `Inovar´ de desenvolvimento da indústria automóvel. A nova fábrica terá uma capacidade anual de produção de 24.000 veículos destinados ao mercado brasileiro.

Inicialmente, a fábrica irá empregar 400 pessoas, que deverão aumentar para o dobro no final da década. A fábrica em Itatiaia irá também criar postos de trabalho adicionais na rede de fornecedores e indústria auxiliar.

A seleção da cidade de Itatiaia, próximo do coração da emergente Regional Automotive Zone, resultou do estudo de viabilidade detalhado realizado pela Jaguar Land Rover onde as suas excelentes prestações logísticas, o acesso fácil a fornecedores e mão de obra qualificada foram avaliadas de forma positiva.

Sérgio Cabral, Governador do estado do Rio de Janeiro comentou: "A escolha do Rio de Janeiro como o local para acolher as novas instalações de produção da Jaguar Land Rover representa um marco histórico para o nosso estado. Proporcionamos condições excecionais para a instalação da nova fábrica da Jaguar Land Rover graças ao núcleo de indústria automóvel situado na região do Sul Fluminense, que concentra mão de obra qualificada e fornecedores importantes.”

“É um privilégio dar as boas vindas a este grande grupo automóvel, que representa um investimento estimado superior a 750 milhões de reais. Estamos confiantes que este acordo irá proporcionar excelentes resultados para ambas as partes.”

A JAGUAR LAND ROVER NO BRASIL

A Jaguar Land Rover encontra-se presente no Brasil há mais de 20 anos. A sua sede está instalada em São Paulo, onde emprega 100 trabalhadores. A rede de distribuição conta atualmente com 35 Concessionários e tem planos de expansão para os próximos anos.

Em 2013, as vendas da Jaguar Land Rover no Brasil aumentaram mais de 40% em comparação com os resultados do exercício anterior, tendo atingido as 9.549 unidades nos primeiros 10 meses do ano. Os modelos mais relevantes no mercado brasileiro são o Range Rover Evoque, o Land Rover Freelander e o Land Rover Discovery.