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NOTÍCIAS

Julho 10 2014

JAGUAR LAND ROVER APRESENTA NOVAS TECNOLOGIAS VIRTUAIS QUE EVITAM DISTRAÇÕES E MELHORAM A EXPERIÊNCIA DO CONDUTOR

A Jaguar Land Rover está a desenvolver tecnologias vanguardistas cujo objetivo é disponibilizar aos condutores informação e gráficos realistas em alta definição que proporcionem uma imagem “virtual” da estrada ou do circuito.

Jaguar Virtual Windscreen
O protótipo de pára-brisas virtual `Jaguar Virtual Windscreen´ utiliza todo o vidro dianteiro em modo de ecrã para que a atenção do condutor não se desvie da estrada. Permite projetar simultaneamente ícones de alta definição que informam sobre os riscos potenciais, a velocidade e navegação. No caso de condução em circuito, o sistema pode projetar informação que inclui:

  • Trajetória ideal e referências de travagem. Os gráficos virtuais projetados no pára-brisas indicam ao condutor a trajetória ideal no circuito com alterações de cor que permitem visualizar a zona de travagem ideal.
  • Ghost Car Racing permite ao utilizador melhorar a sua melhor performance num traçado graças à projeção de um veículo virtual que representa o próprio veículo numa volta anterior ou a melhor volta de outro condutor.
  • Colocação de cones virtuais na pista para a formação de condutores, que podem ser retirados à medida que melhorem as capacidades do piloto.

O Dr. Wolfgang Epple, Director of Research and Technology da Jaguar Land Rover, comentou: “Estamos a trabalhar em projetos de investigação para proporcionar ao condutor mais informação capaz de melhorar a sua experiência ao volante. Ao disponibilizar imagens da mais elevada qualidade, o condutor terá que olhar para o ecrã apenas uma única vez. Estas imagens virtuais projetadas irão permitir avaliar com precisão a velocidade e a distância, otimizando o processo de tomada de decisões, o que se irá traduzir em benefícios reais para a condução no dia a dia em estrada ou em circuito”.

Controlo por gestos
Em conjunto com a tecnologia `Jaguar Virtual Windscreen´, a Jaguar Land Rover está também a desenvolver um sistema de controlo por gestos que permite ao condutor manter a sua atenção na estrada e reduzir as distrações ao limitar a quantidade de botões que é necessário operar.

No desenvolvimento do controlo por gestos da Jaguar Land Rover foram utilizados sensores de proximidade através de campo magnético que utilizam os mais recentes ecrãs tácteis de descarga capacitiva e que proporcionam uma precisão muito superior a qualquer outro sistema. Atualmente, um smartphone deteta a proximidade do dedo do utilizador a partir de 5 mm. O sistema da Jaguar Land Rover aumenta o alcance do campo de deteção para 15 cm, o que significa que pode ser utilizado para seguir com precisão a mão do utilizador e qualquer gesto que realize no interior do veículo.

“O controlo por gestos já se tornou uma forma aceite de controlo de qualquer equipamento, de televisores a consolas de jogos. O passo lógico seguinte é o controlo de determinadas funções a bordo. Identificámos quais as que ainda devem ser controladas por botões físicos e quais poderiam ser controladas por gestos e sensores de movimento cuidadosamente calibrados. Atualmente, o sistema está a ser testado numa série de funcionalidades, nas quais se incluem cortinas para o sol, limpa vidro traseiro e mapas de navegação por satélite. Dispõe do potencial necessário para ser incorporado em veículos nos próximos anos”, complementou o Dr. Epple.

Instrumentos com imagens em 3D
A equipa de investigação da Jaguar Land Rover está também a estudar a tecnologia que poderá substituir os espelhos retrovisores e espelhos laterais por câmaras e ecrãs virtuais. Efetivamente, a utilização de imagens bidimensionais para substituir os espelhos apresenta limitações pelo facto destas imagens planas projetadas sobre um ecrã não permitirem ao condutor avaliar com precisão a distância ou velocidade dos restantes utilizadores da estrada.

Assim, a Jaguar Land Rover desenvolveu instrumentação inovadora com imagens em 3D que utiliza a tecnologia mais inovadora de monitorização do movimento ocular e da cabeça para criar uma imagem tridimensional de aspeto natural no tablier que não exige a utilização de óculos especiais. As câmaras incorporadas nos instrumentos ou na área da coluna de direção acompanham a posição da cabeça e dos olhos do utilizador. De seguida, o software ajusta a projeção de imagens para criar um efeito 3D, proporcionando a cada olho dois ângulos ligeiramente diferentes da mesma imagem, criando assim a perceção de profundidade necessária para permitir ao condutor calcular a distância.

No link abaixo poderá consultar as primeiras imagens do `Jaguar Virtual Windscreen´ http://youtu.be/FeK9IkSD_nI

Mais informação e imagens sobre a Jaguar Land Rover em www.media.jaguarlandrover.com