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NOTÍCIAS

Junho 25 2014

JAGUAR CONFIRMA A PRODUÇÃO DO F-TYPE PROJECT 7

O modelo mais recente da prestigiada gama Jaguar F-TYPE, o Project 7, está pronto para a sua primeira apresentação pública amanhã no Goodwood Festival of Speed.

John Edwards, Managing Director Special Operations da Jaguar Land Rover declarou: "Criámos a divisão de Special Operations para desenvolver uma gama de produtos que nos permite satisfazer a paixão dos clientes mais exigentes e entusiastas pelos nossos veículos. O F-TYPE Project 7 é um exemplo perfeito de um desses produtos. É o Jaguar de produção mais potente de sempre e representa uma homenagem às sete vitórias da Jaguar em Le Mans com linhas de design distintas inspiradas no Jaguar D-type que celebra o seu 60º aniversário este ano."

O F-TYPE Project 7 é o primeiro Jaguar de alta performance criado pela equipa de Special Operations da Jaguar Land Rover e será produzido numa série exclusiva de 250 unidades. A sua carroçaria descapotável distinta, apresentada no protótipo no verão passado, representa um tributo a um dos Jaguar de competição mais famosos e icónicos de sempre: o D-type, tri-campeão em Le Mans, que celebra o seu 60o aniversário em 2014. O nome do F-TYPE Project 7 é uma homenagem às sete vitórias da Jaguar em Le Mans.

O Jaguar F-TYPE Project 7 de 2014 é não apenas a versão mais apurada da galardoada gama F-TYPE, como também o Jaguar de produção mais veloz e potente de sempre.

A performance elevada do F-TYPE Project 7 é disponibilizada pelo motor Jaguar V8 Supercharged de 5,0 litros, agora com 575 CV de potência e 680 Nm de binário, permitindo-lhe acelerar os 1.585 kg da sua carroçaria em alumínio de 0 a 100km/h em 3,9 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 300km/h. Apesar de se inspirar num modelo de competição, o F-TYPE Project 7 é um veículo homologado para circulação em estrada, com tejadilho amovível e um volume de bagageira de 196 litros.

A potência é direcionada para as rodas através da caixa automática Jaguar de oito velocidades com Quickshift e a segunda geração do Diferencial Electrónico Activo (EAD). O sistema de travões Cerâmicos em Carbono (CCM), disponível como opção no F-TYPE R Coupé, é instalado de série no F-TYPE Project 7 e proporciona uma travagem potente, consistente e livre de fadiga. Em conjunto com o Diferencial Electrónico Activo o Project 7 incorpora a Vetorização do Binário através da Travagem (TVbB) que proporciona uma travagem extremamente precisa. Os elementos aerodinâmicos personalizados em fibra de carbono e a calibração exclusiva da suspensão permitem ao F-TYPE Project 7 proporcionar uma experiência de condução verdadeiramente envolvente.

Apesar do F-TYPE Project 7 incorporar soluções de engenharia centradas na performance criadas pela Special Vehicle Operations, o seu design manteve-se fiel às linhas notáveis do protótipo Project 7 original, apresentado no verão passado.

Os elementos principais de design incluem a secção traseira com a alheta inspirada no design do D-type atrás da cabeça do condutor, pára-brisas mais baixo, pára-choques dianteiro novo e alterações aerodinâmicas para aumento da carga aerodinâmica, incluindo um splitter dianteiro, embaladeiras, difusor traseiro e spoiler traseiro ajustável em fibra de carbono. No entanto, o protótipo monolugar foi transformado num veículo de dois lugares, com barras de proteção para o condutor e passageiro agora integradas no design.

Tecnologia
O Jaguar F-TYPE Project 7 é um produto de pura paixão pelos automóveis conjugada com o expoente máximo da performance dos desportivos Jaguar. A versão mais dinâmica da aclamada gama F-TYPE, é o Jaguar de produção mais veloz e mais potente de sempre.

O F-TYPE Project 7 criado pela Special Vehicle Operations é impulsionado pelo motor Jaguar V8 Supercharged de 5,0 litros, incorporado no F-TYPE R Coupé, mas numa versão maximizada: desenvolve 575 CV (um aumento de 25 CV em comparação com o F-TYPE R Coupé) e 680 Nm de binário. A potência é direcionada para as rodas através da caixa automática Jaguar de oito velocidades com Quickshift e a segunda geração do Diferencial Electrónico Activo. Os engenheiros da Special Vehicle Operations desenvolveram uma calibração exclusiva de transmissão para o F-TYPE Project 7, com pontos de passagem e características revistas.

A carroçaria integralmente em alumínio, com um peso de 1.585 kg, 80 kg inferior ao do F-TYPE V8 S Convertible, permite a este descapotável de dois lugares acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 300 km/h. O aumento de performance, em conjunto com a maximização das características aerodinâmicas, tornam o F-TYPE Project 7 na nova referência dos desportivos Jaguar de alta performance.

O F-TYPE Project 7 incorpora o sistema de Escape Desportivo Ativo com quatro ponteiras de escape com revestimento cerâmico em preto mate. O sistema utiliza válvulas de derivação com controlo eletrónico na secção traseira do escape, programadas para abrir em conformidade com uma gama de parâmetros, alterando efetivamente o percurso dos gases de escape para uma configuração de escape livre para redução da contra-pressão e maximizar a qualidade sonora.

O F-TYPE Project 7 é disponibilizado com jantes em liga Storm de 20 polegadas com acabamento Gloss Black, que os clientes podem optar por equipar com pneus Continental ForceContact de alta performance. Os travões Cerâmicos em Carbono – com discos dianteiros de 398 mm e traseiros de 380mm, que funcionam com pinças monobloco de seis e quatro pistões, respetivamente – são disponibilizados como equipamento de série.

Produzidos a partir de uma matriz de fibra de carbono e cerâmica, extremamente dura e com elevada resistência ao desgaste, o sistema CCM proporciona um desempenho consistente e excelente resistência à fadiga, mesmo durante condições sustentadas de condução extrema. Os travões CCM da Jaguar incorporam uma função de pré-carga que aplica uma pressão de travagem reduzida às quatro pinças quando o pedal do acelerador é libertado, e antes do pedal de travão ser novamente premido, assegurando uma sensibilidade consistente no pedal de travão.

O F-TYPE Project 7 incorpora mangas de eixo exclusivas na suspensão dianteira, concebidas pela Special Vehicle Operations, que proporcionam camber negativo adicional, apoios superiores revistos e barras estabilizadoras dianteiras e traseiras novas. As molas e amortecedores dianteiros e traseiros dispõem de ajuste em altura e tanto a taragem das molas como os componentes internos dos amortecedores foram calibrados exclusivamente para o F-TYPE Project 7.

O Sistema Dinâmico Adaptativo da Jaguar controla ativamente o movimento vertical da carroçaria, bem como a aceleração lateral e longitudinal, através da monitorização contínua das solicitações do condutor do comportamento do veículo em estrada, ajustando a taragem dos amortecedores em conformidade até 500 vezes por segundo, otimizando a estabilidade. O software de controlo do Sistema Dinâmico Adaptativo foi recalibrado com precisão para as necessidades do F-TYPE Project 7, o sistema de Controlo Dinâmico de Estabilidade dispõe também de calibração exclusiva.

A ativação do Dynamic Mode proporciona um controlo maximizado da carroçaria através da taragem mais firme dos amortecedores, aumento da taragem da direcção, passagens de caixa mais rápidas e uma resposta mais rápida às solicitações no pedal do acelerador. O Dynamic Mode é configurável de série através do ecrã táctil central de 8-polegadas, permitindo ao condutor selecionar e gravar as configurações em conformidade com as suas preferências.

A Vetorização do Binário através da Travagem (TVbB), disponibilizada de série, aplica de forma inteligente e rápida uma força de travagem precisa em rodas individuais para maximizar a resposta de direção do veículo em curva. O sistema TVbB funciona em conjunto com o Diferencial Electrónico Activo (que pode aplicar o binário de bloqueio completo em 200 milissegundos) e o sistema de Controlo Dinâmico de Estabilidade para optimizar a tração, comportamento em curva e, ainda mais importante, para maximizar a sensibilidade e agilidade da direção.

Nas palavras de Mike Cross, Chief Engineer Vehicle Integrity da Jaguar,“Acima de tudo, o F-TYPE Project 7 é veloz… Utiliza tecnologias chave comprovadas no F-TYPE R Coupé para proporcionar a máxima capacidade de resposta a todas as solicitações do condutor, e a sua natureza mais objetiva deu-nos a oportunidade de ir ainda mais além. O resultado é uma experiência de condução pura e envolvente em todos os sentidos.”

Design
O Jaguar F-TYPE Project 7 mantém o design distinto e minimalista do protótipo original de 2013. O exercício de design foi apresentado como uma experiência concebida nos tempos livres que conjugava a herança de competição rica da Jaguar com a nova, e inovadora, gama de veículos desportivos, o F-TYPE. Sob a direção do Jaguar Director of Design, Ian Callum, o esquiço – de um desportivo monolugar com um perfil fluido, presença em estrada musculada e pára-brisas cortado – passou do papel a um modelo digital e daí à rampa de Goodwood em apenas alguns meses, e agora tornou-se um veículo de produção.

Ian Callum, Director of Design, Jaguar declarou:“O F-TYPE Project 7 é o exemplo perfeito de como nós, como uma equipa de design, podemos avançar rapidamente em conjunto com os nossos colegas de engenharia desde um veículo protótipo até à realidade da produção – ultrapassámos os limites do possível sem perder a pureza das formas. ”

“Moderno, objetivo e com uma presença em estrada inequívoca, o F-TYPE Project 7 representa a versão contemporânea perfeita do D-type que o inspirou.”

As linhas principais do F-TYPE Project 7 mantêm-se próximas do desportivo F-TYPE, galardoado com o World Car Design Award. Estas linhas integram-se de forma elegante na secção traseira com alheta inspirada no D-type que incorpora uma barra de proteção e flui para baixo e para a traseira a partir da cabeça do condutor. Dado que é um veículo de dois lugares, o F-TYPE Project 7 incorpora uma segunda barra de proteção, atrás da cabeça do passageiro.

As extensas alterações aerodinâmicas incorporadas no F-TYPE Project 7 incluem um splitter dianteiro com secção inferior em plástico moldado e secção superior em fibra de carbono. Tanto as embaladeiras como o difusor traseiro e um spoiler traseiro ajustável são todos produzidos em fibra de carbono. Em conjunto, estes componentes permitem ao F-TYPE Project 7 gerar uma carga aerodinâmica 177% superior ao F-TYPE Convertible à velocidade máxima de 300 km/h.

O spoiler traseiro, as grelhas no capot, as grelhas laterais e as tampas dos espelhos são também todos produzidos em fibra de carbono. A altura do pára-brisas foi reduzida em 114 mm e foram concebidas janelas laterais novas para complementar o perfil. O tejadilho Bimini, especialmente concebido para o F-TYPE Project 7, pode ser convenientemente dobrado quando não se encontre em utilização e guardado na bagageira, que disponibiliza 196 litros de volume de carga.

O condutor e o passageiro do F-TYPE Project 7 sentam-se em bancos desportivos de peso reduzido, inspirados na competição, com o clássico acabamento acolchoado com design de diamante. Os cintos de quatro apoios encontram-se disponíveis como acessório. O interior incorpora inserções em fibra de carbono na consola, volante em Alcântara, também disponível em couro, patilhas de seleção de velocidades em alumínio maquinado e proteções das embaladeiras exclusivas com o logótipo do Project 7.

Maximizando a sua atração e exclusividade, o F-TYPE Project 7 2014 será produzido à mão sob requisitos muito rigorosos pela equipa de Special Operations, e disponibilizado numa edição exclusiva limitada a 250 unidades para todo o mundo. Cada veículo irá incorporar uma placa numerada especial entre os dois bancos, assinada por Ian Callum.

O F-TYPE Project 7, cujo nome representa as sete vitórias históricas da Jaguar em Le Mans, será disponibilizado em cinco cores metalizadas: Ultra Blue, Italian Racing Red, British Racing Green, todas com opção de decalques em branco, Ultimate Black e uma cor nova, Glacier White, ambas com opções de decalques em cinzento.

Especificações
*Todos os valores apresentados estão sujeitos a confirmação final durante a produção


MOTOR & TRANSMISSÃO
Cilindrada (cc) 5.000
Cilindros 8
Válvulas por cilindro 4
Relação de Compressão 9,5:1
Diâmetro/curso (mm) 92,5 / 93,0
Caixa 8-velocidades ‘Quickshift’ ZF 8HP70
PERFORMANCE
0-100km/h (seg) 3,9
Velocidade máxima (km/h) 300, eletronicamente limitada
Potência (cv@rpm) 575@6.500
Potência (kW@rpm) 423@6.500
Binário (Nm@rpm) 680@2.500-5.500
Jantes e Pneus Liga leve 20” Storm Gloss Black
Pneus - dimensões 255/30/20
295/30/20
Pneus Série:
Opção:
Pirelli P Zero
Continental ForceContact
DIMENSÕES
Comprimento (mm) 4.508
Largura exc (mm) 1.923
Altura (mm, sem tejadilho) 1.277
Distância entre eixos (mm) 2.622
Cap. depósito de combustível (litros) 72
Tara (kg) 1.585