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Novembro 20 2013

F-TYPE COUPÉ: MAIS RÁPIDO, MAIS RÍGIDO, MAIS DESPORTIVO

EM DETALHE

Disponível nas versões F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE R, o F-TYPE Coupé foi construído integralmente em alumínio e é o desportivo Jaguar dinamicamente mais eficaz e mais centrado na performance de sempre.

O modelo mais ambicioso da família é o F-TYPE R Coupé, que incorpora o motor Jaguar V8 Supercharged de 5,0 litros na sua versão de 550 CV e 680 Nm, que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h.

O F-TYPE Coupé e o F-TYPE S Coupé incorporam o motor Jaguar V6 3.0 Supercharged a gasolina com 340 CV / 450 Nm e 380 CV / 460 Nm que, respetivamente, permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 e 4,9 segundos e uma velocidade máxima de 260 e 275 km/h respetivamente.

O F-TYPE Coupé encarna a visão do design sem compromissos do impressionante coupé desportivo Jaguar C-X16 Concept que foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 2011, com o seu habitáculo excecional deslocado para a traseira e definido por três linhas mestras. As duas primeiras, partilhadas com o F-TYPE Convertible, definem as formas poderosas do capot e a traseira, enquanto que a terceira define o perfil elegante do tejadilho Coupé e proporciona um perfil fluido realçando o design afilado do habitáculo incorporado entre os ombros poderosos.

A experiência Jaguar na tecnologia de produção em alumínio permitiu que a visão de design do F-TYPE Coupé se manifestasse numa carroçaria leve mas muito robusta. A rigidez torsional de todas as versões F-TYPE Coupé é 33.000 Nm/grau, uma rigidez que proporciona a base para disponibilizar qualidades dinâmicas excelentes e ultrapassa a de qualquer outro Jaguar anterior de produção em série.

A secção lateral da carroçaria do F-TYPE Coupé é produzida num único componente em alumínio prensado, o que torna este painel lateral de carroçaria em alumínio estampado a frio no mais evoluído de toda a indústria automóvel, eliminando a necessidade de painéis múltiplos e juntas cosméticas. O painel do tejadilho encontra-se disponível com painel em alumínio ou com acabamento em vidro panorâmico. O spoiler traseiro ativo é incorporado no perfil traseiro do F-TYPE Coupé, enquanto que os elegantes farolins com tecnologia LED envolvem a tampa da bagageira de design elegante, que disponibiliza também a possibilidade de acionamento elétrico.

Para tirar o máximo partido de forma segura, progressiva e controlada dos seus 550 CV de potência, o F-TYPE R Coupé conta com uma suspensão especificamente calibrada e novas tecnologias dinâmicas. Nestas incluem-se um Diferencial Ativo Eletrónico de segunda geração e, pela primeira vez num Jaguar, Vetorização do Binário através da Travagem, sistemas que funcionam em paralelo para proporcionar uma resposta imediata e um comportamento superior. O sistema EAD redistribui automaticamente o binário entre as rodas traseiras para proporcionar um controlo excelente no limite, enquanto que, sempre que necessário em curva, a Vetorização do Binário através da Travagem aplica a força de travagem de forma precisa às rodas interiores para maximizar a agilidade. A suspensão desportiva com Sistema Dinâmico Adaptativo e o Modo Dinâmico Configurável maximizam também a capacidade de resposta do F-TYPE R, proporcionando uma experiência de condução emocionante e envolvente.

O F-TYPE R e o F-TYPE S Coupé dispõem também da opção de Travões Cerâmicos em Carbono que proporcionam uma performance excecional, sensibilidade consistente e uma excelente resistência à fadiga bem como uma redução total de 21 kg na massa não suspensa.

Todos os modelos F-TYPE Coupé utilizam a caixa Jaguar Quickshift de oito velocidades de relações próximas otimizada para proporcionar uma performance desportiva, com a possibilidade de controlo integralmente sequencial através da alavanca de velocidades central SportShift ou das patilhas no volante.

O F-TYPE Coupé complementa a gama atual de três modelos do F-TYPE Convertible; o F-TYPE com motor V6 de 340 CV, o F-TYPE V6 de 380 CV e o F-TYPE V8 S com 495 CV.

“Com o F-TYPE Coupé, a equipa de engenharia da Jaguar ultrapassou o seu objetivo de construir um desportivo que superasse o prazer de condução do aclamado F-TYPE Convertible. O desenvolvimento de uma estrutura de carroçaria coupé excecionalmente rígida era a chave para o conseguir, dado que é a base fundamental das suas virtudes dinâmicas melhoradas. O resultado é que o F-TYPE Coupé é o Jaguar dinamicamente mais capaz e com condução mais envolvente de sempre.” Ian Hoban, Vehicle Line Director, Jaguar

F-TYPE COUPÉ: DESIGN E ESTRUTURA

A atração visual é um elemento fundamental para a Jaguar e, desta forma, o F-TYPE Coupé é imediatamente reconhecível, com base no impressionante design do Coupé desportivo C-X16 Concept e do F-TYPE Convertible, vencedor do prémio World Design Car of the Year 2013.

Nas palavras de Ian Callum, Director of Design Jaguar, “criar um coupé desportivo é a mais pura das tarefas de design, e também a mais difícil; quando conseguimos criar o design perfeito, esteticamente o veículo será tão dinâmico quanto a sua condução. No caso do F-TYPE Coupé, creio que o conseguimos. Mantivemos a pureza de linhas do C-X16 Concept, sem compromissos. O capot longo do F-TYPE, a linha baixa do tejadilho e o seu habitáculo afilado inspiram-me sempre que o observo.”

A mensagem visual do F-TYPE Coupé é definida por três linhas mestras, uma mensagem que começa na sua grelha dianteira. A primeira destas linhas mestras essenciais flui e começa a ganhar forma na ‘guelra de tubarão’ incorporada em ambos os lados da grelha dianteira e o reflexo fiel design do F-TYPE Convertible. Percorrendo o farol, e sendo realçada pelas luzes diurnas em LEDs, a linha segue a aba do guarda-lamas dianteiro antes de descair com elegância enquanto flui pela porta, culminando na traseira musculada.

A segunda linha mestra do Coupé é também partilhada com o Convertible, começa na traseira da porta, aumentando as suas proporções para criar uma aba de guarda-lamas visualmente robusta, realçando a tração traseira do veículo, caindo verticalmente nos farolins traseiros.

A terceira linha mestra cria o espetacular perfil fluido do tejadilho e o habitáculo deslocado para a traseira do Coupé. Proporcionando uma silhueta ininterrupta, realça o espetacular perfil afilado do habitáculo incorporado entre os ombros poderosos. O gráfico distinto da janela lateral, com acabamento de série em alumínio brilhante, realça o design compacto e o perfil do tejadilho do veículo.

A experiência da Jaguar na construção de veículos em alumínio teve um papel essencial em permitir a estética de design sem compromissos do F-TYPE Coupé, proporcionando, simultaneamente, as qualidades dinâmicas fundamentais em qualquer desportivo, peso reduzido e chassis extremamente rígido. Com 33.000 Nm/grau, o F-TYPE Coupé é o Jaguar desportivo de produção em série mais resistente à torção de sempre.

Um requisito fundamental para qualidades dinâmicas excelentes e proporcionar esse nível de rigidez, foram necessárias algumas soluções inovadoras de engenharia para maximizar a robustez sem comprometer a visão do design. Devido à falta dos pilares B os engenheiros da Jaguar enfrentaram o desafio de manter o seu design elegante, sem pilares, com tejadilho baixo e com um espaço interior ideal, atingindo os objetivos necessários de rigidez e solidez. A solução foi uma liga de alumínio hidroformado de elevada robustez que se prolonga da secção dianteira da coluna A até à secção traseira do pilar D, através da linha de abertura da porta e até ao vidro lateral traseiro.

O F-TYPE Coupé encontra-se disponível com tejadilho em alumínio ou com um tejadilho panorâmico em vidro, ambos fixos à estrutura do tejadilho. A rigidez torsional é idêntica independentemente do tejadilho selecionado.

Os impressionantes painéis laterais da carroçaria do F-TYPE Coupé são produzidos num único componente em alumínio prensado, provavelmente os painéis laterais de carroçaria em alumínio estampado a frio mais evoluídos da indústria automóvel. Os painéis em alumínio utilizados neste processo permitiram eliminar por completo a necessidade de juntas na superfície. O painel lateral da carroçaria é produzido em alumínio AC600 de alta resistência, que também foi utilizado para reforço da estrutura, representando ambos estreias de engenharia para a Jaguar. A utilização de alumínio AC300 T61 na estrutura da carroçaria do veículo proporciona robustez adicional devido às suas propriedades de absorção de energia, assegurando a máxima proteção dos ocupantes.

Para conseguir a estética desejada na traseira do veículo, o F-TYPE Coupé disponibiliza um espoiler traseiro oculto incorporado nas linhas elegantes da tampa da bagageira e se eleva acima de uma velocidade predefinida para equilibrar a sustentação aerodinâmica dianteira e traseira. O spoiler eleva-se automaticamente a 112 km/h, proporcionando uma redução adicional de 120 kg na força de sustentação e aerodinâmica e recolhe automaticamente quando a velocidade for inferior a 80 km/h.

A largura da traseira é realçada pelos farolins elegantes em LEDs que envolvem os guarda-lamas quase até às abas dos guarda-lamas. Estes farolins integram tecnologia oculta até serem iluminados, parecendo sólidos até que uma das suas funções seja ativada. O F-TYPE Coupé conta também com uma terceira luz de stop em LEDs que se encontra oculta na parte superior da elegante tampa da bagageira. A tampa da bagageira, disponível com acionamento elétrico, é produzida em materiais compósitos e a bagageira disponibiliza um volume de até 407 litros.

O alumínio constitui uma parte importante do compromisso da Jaguar para a sustentabilidade, pelo que 50% da carroçaria é proveniente de material reciclado. Em complemento, a estrutura do F-TYPE Coupé é integralmente produzida com rebites e adesivos químicos, um processo de produção que emite até 80% menos CO2 em comparação com a soldadura de uma estrutura similar em aço. A Jaguar está também a implementar o seu sistema de reciclagem de alumínio de ciclo fechado junto dos seus fornecedores, assegurando que são reutilizados todos os recortes de metal do processo de produção.

F-TYPE R COUPÉ

O F-TYPE R Coupé representa o topo da gama F-TYPE. Impulsionado pelo motor Jaguar V8 5.0 Supercharged a gasolina com 550 CV e 680 Nm produzido integralmente em alumínio, o F-TYPE R Coupé permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos com uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h. Necessita de apenas 9 segundos para acelerar de 0 a 160 km/h, percorre os 400 metros desde arranque em 12,5 segundos e acelera de 80 a 120 km/h em apenas 2,4 segundos. As emissões de CO2 são de 259 g/km.

Na opinião de Mike Cross, Chief Engineer, Vehicle Integrity Jaguar, “o F-TYPE R Coupé representa o expoente máximo da gama “R” de “Alta Performance Jaguar”. A sua potência, performance e capacidade de resposta imediata irão satisfazer até os condutores mais entusiastas e, ainda mais importante, concebemos o chassis para proporcionar um comportamento que inspira confiança. É preciso e rápido ... um verdadeiro desportivo para entusiastas.”

O motor supercharged do R Coupé disponibiliza não apenas uma performance impressionante como também uma eficiência excecional devido às tecnologias incorporadas, incluindo a injeção direta com pulverização direcionada (SGDI) e distribuição variável dupla independente (DIVCT). A rigidez do bloco em alumínio de peso reduzido fundido a alta pressão é aumentada através da utilização de camisas em ferro fundido e chumaceiras de pernos cruzados, proporcionando um requinte em conformidade com a sua potência. As cabeças de quatro válvulas por cilindro são produzidas em alumínio específico de elevada qualidade e entre estas é incorporado o compressor tipo Roots Twin Vortex, alimentado por dois intercoolers que integram o seu próprio circuito de refrigeração para redução da temperatura do ar comprimido, otimizando a potência e eficiência.

A rigidez torsional da estrutura em alumínio do F-TYPE R Coupé assegura a melhor base possível para proporcionar a sensação de ligação à estrada, a agilidade e experiência entusiasmante de condução esperada de um desportivo Jaguar. Cada resposta da direção, seletor de velocidades, acelerador, travões e suspensão de duplos triângulos sobrepostos foi cuidadosamente ajustada para proporcionar uma condução, envolvente e imediata.

O F-TYPE R Coupé encontra-se equipado com o Sistema Dinâmico Adaptativo da Jaguar que controla ativamente o movimento vertical, o rolamento e a aceleração longitudinal da carroçaria. O sistema analisa continuamente as solicitações do condutor e as condições da estrada, ajustando o amortecimento em conformidade até 500 vezes por segundo para otimização da estabilidade. No F-TYPE R, o software de controlo do Sistema Dinâmico Adaptativo incorpora uma configuração personalizada, funcionando em conjunto com a taragem revista das molas para proporcionar um comportamento consistente e progressivo. Em comparação com o F-TYPE V8 S Convertible, as molas são 4,3% mais rígidas no eixo dianteiro e 3,7% na no eixo traseiro.

A ativação do modo Dynamic proporciona uma experiência de condução ainda mais excitante graças ao controlo maximizado do rolamento da carroçaria através de uma taragem de amortecimento mais firme, uma direção mais direta, passagens de caixa mais rápidas e uma resposta mais instantânea às solicitações no pedal do acelerador. No F-TYPE R Coupé, o modo Dynamic pode ser configurado de série através do ecrã tátil central de oito polegadas, permitindo ao condutor selecionar e gravar as configurações conforme as suas preferências.

Em complemento a estas alterações importantes na configuração da suspensão, o F-TYPE R Coupé inclui um novo Diferencial Eletrónico Ativo de segunda geração o qual, pela primeira vez num Jaguar, funciona em conjunto com a Vetorização do Binário através da Travagem. Em conjunto, os dois sistemas asseguram a agilidade necessária a qualquer velocidade e um comportamento estável na condução ao limite.

O Diferencial Eletrónico Ativo do F-TYPE R Coupé baseia-se nos benefícios de funcionamento de um diferencial autoblocante, controlando de forma inteligente a quantidade de binário direcionada para cada roda. O Diferencial Eletrónico Ativo utiliza um motor elétrico que aciona uma embraiagem multidisco; analisando de forma rápida e contínua uma quantidade de dados eletrónicos, tem a capacidade de variar de forma imediata a transferência de binário para cada roda para maximizar a tração em qualquer condição.

O sistema de Diferencial Eletrónico Ativo incorporado no F-TYPE R Coupé conta com uma unidade de controlo eletrónico muito sofisticada de segunda geração. Esta analisa continuamente o nível de tração do piso, compara-o com as solicitações de binário do condutor e, como resultado, disponibiliza a distribuição apropriada de binário. Ao incorporar uma nova unidade de controlo, o Diferencial Eletrónico Ativo tem capacidade para adaptar com maior precisão a resposta do veículo às solicitações do condutor, tanto em situações de subviragem por excesso de aceleração como em sobreviragem ao levantar o pé do acelerador. Funcionando em conjunto com a Vetorização do Binário através da Travagem, o controlador tem uma capacidade de reação inferior a 200 milissegundos após a solicitação de binário da unidade de controlo, de zero a bloqueio total.

O sistema de Vetorização do Binário através da Travagem, incorporado de série no F-TYPE R Coupé, aplica, sempre que necessário e de forma individual, a força de travagem precisa nas rodas interiores, contribuindo para uma trajetória em curva com maior precisão. Utilizando os sensores eletrónicos do F-TYPE R Coupé, a Vetorização do Binário através da Travagem determina se a velocidade de entrada numa curva pode provocar subviragem. De seguida, calcula a força de travagem necessária para corrigir a trajetória do veículo e, através do sistema ABS, aplica uma força de travagem precisa de forma individual às rodas interiores. A Vetorização do Binário através da Travagem funciona de forma subtil, corrigindo e antecipando-se às necessidades para ajustar de forma precisa a trajetória do F-TYPE R Coupé e proporcionar a estabilidade ideal.

Os sistemas de Diferencial Eletrónico Ativo e Vetorização do Binário através da Travagem do F-TYPE R, que funcionam em conjunto com o Sistema de Controlo de Estabilidade do veículo, complementam-se para otimizar a tração, a agilidade em curva e, mais importante, maximizar a resposta da direção e a agilidade. A Vetorização do Binário através da Travagem ajusta a trajetória em curva e, à medida que o veículo é levado até ao limite, proporciona a transição natural para a entrada em funcionamento do Diferencial Eletrónico Ativo.

Como resultado, é sempre utilizada a máxima capacidade de tração, permitindo ao F-TYPE R Coupé abordar as curvas a uma velocidade superior e em maior segurança, proporcionando um comportamento mais preciso a velocidades elevadas.

O F-TYPE R Coupé é disponibilizado de série com o sistema de travagem Jaguar Super Performance, que inclui discos de 380 milímetros de diâmetro no eixo dianteiro e 376 milímetros no eixo traseiro, com pinças pintadas em preto ou vermelho. A refrigeração dos travões foi otimizada através do direcionamento do ar sob a carroçaria, com utilização de dinâmica computacional de fluidos.

O R Coupé pode ser equipado como opção com Travões Cerâmicos em Carbono que proporcionam uma performance excecional, excelente resistência à fadiga mesmo sob utilização desportiva, mantendo a sensibilidade do sistema de travagem de série e uma maior vida útil dos discos em utilização no dia-a-dia.

A caixa de oito velocidades 'Quickshift' do F-TYPE foi recalibrada para tirar o máximo partido do motor de 550 CV do F-TYPE R Coupé. As suas oito velocidades com relações próximas contribuem para utilizar todo o potencial do motor em todos os regimes de funcionamento e asseguram que está sempre pronto para proporcionar uma resposta ideal com uma simples passagem de caixa. O condutor pode optar pelo controlo manual utilizando as patilhas no volante ou a alavanca central SportShift.

O sistema de Escape Desportivo Ativo Selecionável do F-TYPE R Coupé, com as suas quatro ponteiras de escape exclusivas, eleva a emoção sonora gerada pelos 550 CV do motor a um novo patamar. Disponibiliza uma sonoridade autêntica que se transforma num rugido desportivo à medida que se aproxima do limite de rotação. O sistema utiliza válvulas com controlo eletrónico na secção traseira do sistema de escape, que são abertas em conformidade com uma série de parâmetros e alteram o fluxo de gases de escape para reduzir a contra-pressão e melhorar a qualidade sonora. Estas válvulas são automaticamente abertas quando é selecionado o modo Dynamic, embora o condutor possa personalizar esta configuração utilizando um botão posicionado na consola central.

A carroçaria aerodinâmica do F-TYPE R Coupé, caracterizada pelas entradas de ar dianteiras em Gloss Black sobre as grelhas "guelra de tubarão" e as embaladeiras planas, contribuem para melhorar a estabilidade às velocidades elevadas que pode atingir. As molduras das janelas do R Coupé incorporam um acabamento em alumínio anodizado brilhante, a moldura da grelha dianteira e das grelhas laterais dispõe de acabamento cromado brilhante, enquanto que o Black Pack opcional adiciona um acabamento Gloss Black às janelas, entradas de ar laterais e moldura da grelha. O difusor dianteiro, as grelhas laterais, os espelhos exteriores, as grelhas no capot e a tampa do motor encontram-se também disponíveis em fibra de carbono.

As jantes ‘Gyrodyne’ Silver de 20 polegadas são disponibilizadas de série no F-TYPE R Coupé, enquanto que, como opção, encontram-se disponíveis em Dark Grey e Diamond Turned. Como em qualquer F-TYPE com jantes de 20 polegadas, o F-TYPE R Coupé pode ser equipado com pneus de alta performance que, com o seu rasto exclusivo, proporcionam maior precisão na direção e níveis acrescidos de aderência para os condutores mais entusiastas.

INTERIOR

Como em todos os modelos da gama F-TYPE, o habitáculo orientado para o condutor do R Coupé expressa claramente o pedigree desportivo do veículo, através de uma combinação de linhas de design tensas, interfaces envolventes, materiais e texturas premium.

Para assegurar o apoio em curvas a velocidade elevada, os bancos desportivos do F-TYPE R Coupé incorporam apoios laterais com ajuste elétrico. Os bancos encontram-se revestidos em couro premium com o logótipo 'R' em relevo no encosto de cabeça. Uma combinação de interior 'Jet' é disponibilizada com três opções de costura contrastante, Ivory, Red ou Firesand no painel de instrumentos, portas, puxadores e caixa central. Encontram-se disponível três opções desportivas adicionais nos bancos, Ivory, Camel ou Red de dois tons, todas com costura contrastante.

O acabamento premium do F-TYPE R Coupé inclui também couro no painel de instrumentos, apoio de braços, inserções nas portas e consola central, enquanto que, como opção, encontra-se disponível um forro do tejadilho em couro ou Suedecloth. O cockpit direcionado para o condutor transmite a suas intenções desportivas com um volante de diâmetro reduzido Jet em couro com secção inferior plana e logótipo R. O volante integralmente redondo encontra-se disponível como opção sem custo.

Encontra-se disponível como opção em todas as versões um novo interior Jet que conjuga couro com Suedecloth e costura contrastante. O revestimento Suedecloth é utilizado nos bancos, painéis das portas, topo do painel de instrumentos e, como opção, no volante.

F-TYPE COUPÉ E S COUPÉ

O Jaguar F-TYPE Coupé encontra-se também disponível com dois motores V6 Supercharged a gasolina que, em ambos os casos, transmitem a sua potência às rodas traseiras através da caixa automática `Quickshift´ de oito velocidades. Com a mesma carroçaria rígida e leve do Coupé, ambos os modelos disponibilizam um comportamento ágil e performance elevada que os torna verdadeiros veículos para condutores entusiastas.

O F-TYPE Coupé incorpora o motor Jaguar V6 3.0 Supercharged a gasolina de 340 CV e 450 Nm que acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 260 km/h. De série incorpora o modo Dynamic, escape desportivo, suspensão desportiva e sistema de travagem Jaguar Performance, com discos de 354 milímetros de diâmetro no eixo dianteiro e 325 milímetros atrás com pinças prateadas. O F-TYPE Coupé é disponibilizado de série com jantes “Vela” de 18 polegadas, bancos desportivos em combinação de couro e Suedecloth e volante em couro com patilhas pretas.

O F-TYPE S Coupé, impulsionado pelo motor Jaguar V6 3.0 Supercharged a gasolina de 380 CV e 460 Nm acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 275 km/h. Dispõe de modo Dynamic, Dynamic Launch, Escape Ativo Desportivo, suspensão desportiva com Sistema Dinâmico Adaptativo, sistema de travagem Jaguar High Performance com discos de 380 e 325 milímetros de diâmetro, pinças de travão pretas e diferencial autoblocante. Os sistemas de travagem Jaguar Super Performance e Discos Cerâmicos em Carbono encontram-se disponíveis como opção. O F-TYPE S Coupé é disponibilizado de série com jantes Propeller de 19 polegadas, bancos desportivos em couro e Suedecloth e volante em couro com patilhas Ignis.

Todos os F-TYPE encontram-se equipados com o sistema Inteligente Stop/Start da Jaguar que, quando as condições o permitem, desliga automaticamente o motor quando o veículo se imobiliza e o condutor mantém o pé no pedal do travão. Ao retirar o pé do pedal do travão, o motor é novamente ligado enquanto o condutor desloca o pé do pedal de travão para o acelerador. O sistema reduz o consumo e as emissões em até 5 porcento.

A gama F-TYPE Coupé é disponibilizada com três sistemas de som, dois dos quais produzidos pela mundialmente famosa firma britânica Meridian. Incorporam 10 ou 12 altifalantes e uma potência de 380W e 770W respetivamente. Os sistemas Meridian beneficiam da vasta experiência da companhia no processamento de sinais digitais para criar uma reprodução sonora inigualável. O topo de gama é o sistema Trifield, também propriedade da Meridian, que posiciona os ocupantes ao centro de uma verdadeira sala de concertos.

TRAVÕES CERÂMICOS EM CARBONO

O F-TYPE R e S Coupé podem ser equipados com a opção exclusiva de Travões Cerâmicos em Carbono (Carbon Ceramic Matrix, CCM). Integram uma atraentes pinças monobloco de seis pistões no eixo dianteiro e quatro no eixo traseiro, e discos de 398 milímetros de diâmetro à frente e 380 milímetros atrás à base de fibra de carbono e cerâmica, extremamente resistentes à temperatura e ao desgaste.

O sistema de Travões Cerâmicos em Carbono proporciona uma performance excecional, disponibilizando uma sensibilidade consistente e uma resistência excelente à fadiga, inclusivamente em condições extremas de utilização, mantendo a sensibilidade do sistema de travagem de série. A redução do desgaste na utilização do dia-a-dia aumenta também a vida útil dos discos.

Os Travões Cerâmicos em Carbono proporcionam uma redução considerável de peso em comparação com os travões de série em aço e a redução de 21 kg no peso total da massa não suspensa melhora o comportamento. Como os Travões Cerâmicos em Carbono geram uma temperatura superior na superfície aos travões em aço, as entradas de ar no para-choques e os defletores na barra estabilizadora direcionam um maior fluxo de ar para o sistema de travagem, uma atenção ao detalhe que se estende à utilização de novas tampas resistentes ao calor.

Os Travões Cerâmicos em Carbono incorporam também uma função de pré-carga que aplica uma pressão de travagem reduzida às quatro pinças quando é libertado o pedal do acelerador e antes de ser premido o pedal de travão. O sistema de pré-carga assegura uma sensação constante no pedal de travão e ajusta-se à velocidade de forma gradual. O que significa que, a velocidades mais elevadas, irá proporcionar uma resposta consistentemente rápida, que inspira confiança, enquanto que, a velocidade reduzida, o sistema proporciona uma sensibilidade mais direcionada para o conforto.

Se forem encomendados Travões Cerâmicos em Carbono, o F-TYPE R ou S Coupé será fornecido com jantes 'Storm' de 20 polegadas. De série, estas dispõem de acabamento Satin Grey Anthracite mas, opcionalmente, é disponibilizado um acabamento Gloss Black/Diamond Turned.

Os Travões Cerâmicos em Carbono encontram-se agora também disponíveis como opção nas versões F-TYPE S e V8 S Convertible.