Skip primary navigation

NOTÍCIAS

Abril 13 2013

NOVO JAGUAR F-TYPE ELEITO DESIGN DO ANO 2013 (2013 WORLD CAR DESIGN OF THE YEAR)

Nova Iorque, 28 de Março: O novo Jaguar F-TYPE foi eleito World Design Car of the Year 2013. O júri, composto por 66 jornalistas especializados do sector automóvel de 23 países de todo o mundo, comunicou a sua decisão na abertura do Salão do Automóvel de Nova Iorque, que se realiza esta semana na ilha de Manhattan.

Ian Callum, Director de Design da Jaguar, declarou: "Nenhum outro projecto de design me deu tanta satisfação como a criação do novo Jaguar F-TYPE. Este é o projecto com que sempre sonhei desde que comecei a trabalhar na Jaguar e tive a sorte de me ter calhado a mim. Por isso, foi um grande prazer criar este veículo, para a minha equipa e para mim. O F-TYPE é um veículo desportivo puro, um veículo fiel aos valores de design da Jaguar: linhas belas e forma puras. E sinto-me honrado com reconhecimento do nosso trabalho pelo júri dos World Car Awards com este prémio."

Foram avaliados 43 veículos para este prestigiado prémio mundial, deste conjunto o grupo de especialistas* em Design que integram o júri seleccionou uma lista para os 66 membros do júri realizarem a votação final do World Design Car of the Year.

Sobre o F-TYPE, o grupo de especialistas afirmou: "A distância entre eixos longa, as projecções curtas e as abas dos guarda-lamas alargadas proporcionam a este modelo uma presença em estrada atraente. Visto de cima, o contorno, com uma linha afilada até às portas, realça a musculatura da traseira possante, onde aloja as rodas motrizes. O exterior do F-TYPE mantém a elegância característica Jaguar nas suas proporções horizontais e superfícies arredondadas, transmitindo uma imagem muito dinâmica. Mas o design interior é ainda mais atraente. Está claramente orientado para o condutor, mas conta também com uma pega para o passageiro, muito bem integrada numa consola central de grandes dimensões. E o design dos bancos é excelente."

O galardão foi aceite por Adrian Hallmark, Global Brand Director da Jaguar, no Salão Internacional Automóvel de Nova Iorque que, ao receber o troféu, afirmou: "O F-TYPE é o primeiro desportivo puro lançado pela Jaguar nos últimos 50 anos. A sua arquitectura e tecnologia colocam-no na primeira linha a nível mundial entre os veículos do seu segmento e o design evocador e vanguardista identifica-o com o que definimos internamente como “um Jaguar-Ian Callum sem compromissos". É dinâmico e requintado, conforme esperado de qualquer desportivo Jaguar, e constitui uma proposta única em termos de performance e preço. Esta combinação de factores inspirou claramente os membros do júri este ano e estamos muito satisfeitos e honrados por receber este prémio.