Skip primary navigation

NOTÍCIAS

Agosto 12 2014

JAGUAR E BREMONT LANÇAM UM RELÓGIO DE PULSO PERSONALIZADO INSPIRADO NO E-TYPE LIGHTWEIGHT

A Jaguar e a Bremont anunciaram a criação de uma série de seis relógios de pulso exclusivos.

Estes cronógrafos personalizados irão complementar os seis novos E-Type Lightweight que a Jaguar Heritage está a construir para concluir a produção original de 1963.

O relógio apresenta um mostrador preto com 43 milímetros de diâmetro, inspirado no conta-rotações do E-Type.

Os ponteiros biselados das horas e minutos reproduzem fielmente a agulha do tacómetro dos instrumentos do E-Type.

Cada unidade Bremont incorpora o número de chassis gravado na posição das 6 horas e o número de motor do Jaguar do E-Type Lightweight ao qual se encontra associado.

A caixa em ouro branco incorpora alumínio proveniente da construção do E-Type Lightweight.

A Bremont estreia o seu primeiro movimento automático com tecnologia patenteada e alta precisão com uma autonomia de 50 horas e um rotor que simula o volante com três raios em liga leve e aro de madeira genuína do E-Type Lightweight, visível na zona traseira da caixa.

A coroa destes novos cronógrafos incorpora o desenho dos pneus de competição clássicos produzidos pela Dunlop que serão instalados nos futuros Jaguar E-Type Lightweight.

O relógio será apresentado a nível mundial em conjunto com o novo E-Type Lightweight durante o Concours d’Elegance que se irá realizar a 14 de agosto de 2014 em Pebble Beach, Califórnia.


A Jaguar divulgou informação detalhadas nova sobre a sua relação com a Bremont Watch Company e apresentou um dos seis relógios de pulso exclusivos que serão oferecidos aos clientes dos seis novos E-Type Lightweight a ser construídos pela Jaguar Heritage.

“O projeto do E-Type Lightweight é tão especial, que devíamos criar algo que complementasse os veículos e, dado que a maioria dos apreciadores de veículos clássicos têm também uma paixão por controlar o seu tempo, pareceu-nos que um relógio de pulso era a resposta apropriada”, explica Ian Callum, Director of Design da Jaguar.

“A Bremont foi a opção indiscutível como parceiro, porque no passado trabalhámos em estreita colaboração nos relógios para os protótipos dos C-X75 e XJ75 Platinum e porque, da mesma forma que a Jaguar, é uma marca britânica por excelência”.

“Não queríamos um relógio que fosse demasiado óbvio em termos de design; procurávamos algo que captasse o espírito do Lightweight de uma forma subtil, mas que fosse pertinente, e creio que a Bremont conseguiu atingir este objetivo na perfeição.”


Giles English, co-fundador de Bremont em 2002 em conjunto com o seu irmão Nick, comentou que os novos relógios Lightweight irão proporcionar à firma uma oportunidade excelente para dar o importante passo de lançar o seu próprio movimento com tecnologia patenteada.

“Trabalhámos no design, desenvolvimento e produção do nosso primeiro movimento exclusivo durante mais de um ano, pelo que é apropriado que uma das suas primeiras aparições seja neste relógio, tão especial para a Jaguar”, observou Giles.

“A criação do relógio foi um projeto fascinante, dado que pudemos ter acesso aos ficheiros da Jaguar para determinar, por exemplo, a fonte exata dos caracteres numéricos utilizados no mostrador dos conta-rotações originais. O facto de nos terem solicitado apenas seis exemplares permitiu-nos sermos muito criativos de uma forma que nem sempre é possível quando se desenha um relógio para produção em grande escala. Daí termos podido incluir detalhes como a madeira genuína no aro do rotor de corda que simula um volante. Na essência, é como se cada relógio tivesse sido desenhado de forma personalizada.”

O relógio, inspirado diretamente no veículo, apresenta um mostrador preto com 43 mm de diâmetro que se assemelha ao conta-rotações de um Lightweight e inclui um quadrante discreto que representa a “red line”. Os ponteiros biselados das horas e dos minutos reproduzem fielmente a agulha do tacómetro dos instrumentos, enquanto que o número de chassis do veículo correspondente à figura gravada na posição das 6:00 horas.

A banda central da caixa de ouro branco foi produzida em alumínio procedente da construção dos painéis de carroçaria do novo Lightweight e será anodizada para que coincida com a cor do veículo que complementa.

Outros detalhes incluem uma coroa na qual foi gravado o design dos pneus de competição clássicos produzidos pela Dunlop que serão instalados nos futuros Lightweight, bem como uma bracelete produzida com o mesmo couro Connolly utilizado no revestimento interior do veículo.

A parte posterior da caixa apresenta outra referência ao veículo na forma de um rotor de corda automática, visível através de um fundo em vidro de safira, que constitui uma miniaturização extraordinária do volante com raios em liga leve de um E-Type Lightweight, que inclui um aro em madeira genuína. No verso de cada relógio foi também gravado o número de motor do veículo ao qual está associado.

A Jaguar colaborou pela primeira vez com a firma de relógios de Henley-on-Thames durante o lançamento, em 2010, do inovador Jaguar C-X75, para o qual a Bremont desenhou um relógio analógico exclusivo para o tablier, em consonância com o carácter futurista do híbrido de 778 CV e 330 km/h.

Agora, as duas firmas, ambas britânicas por excelência reforçaram a sua aliança após o anúncio, no início deste ano, do projeto do E-Type Lightweight que a divisão de Special Operations da Jaguar Land Rover iria completar através da sua divisão Jaguar Heritage.

Os novos veículos são os seis restantes do projeto Special GT E-Type, que foi iniciado em fevereiro 1963 com o objetivo de construir 18 unidades e acabaram por ser construídos apenas 12 unidades. Os seis números de chassis restantes permaneceram em estado latente até agora, dado que os seis novos veículos com carroçaria em alumínio, irão incorporar os números de chassis históricos originais dos E-Type Lightweight dos anos sessenta.

Cada um destes será construído respeitando as especificações exatas do último E-Type Lightweight produzido em 1964 e será produzido artesanalmente nas mesmas instalações da Jaguar onde o E-Type foi construído pela primeira vez: a fábrica de Browns Lane, em Coventry, Inglaterra. Os veículos serão vendidos como veículos de competição históricos e todos poderão ser homologados pela FIA para automobilismo histórico.

Vencedor de diversas competições nas mãos de pilotos reconhecidos no seu breve percurso desportivo, este veículo atingiu fama à escala internacional e, atualmente, os exemplares originais encontram-se avaliados em vários milhões de euros. Para a recriação do E-Type Lightweight a Jaguar Heritage beneficiou dos extraordinários conhecimentos e experiência de numerosos engenheiros e técnicos de grande talento que já trabalhavam em diversos departamentos da Jaguar.

No final deste ano será apresentado um relógio de pulso de edição limitada, mais acessível, e cujos detalhes serão divulgados em breve.

ESPECIFICAÇÕES – CRONÓMETRO E-TYPE LIGHTWEIGHT DA BREMONT

Caixa


Edição limitada a seis unidades, ouro branco com 43 mm de diâmetro e anel central em alumínio produzido com material procedente da construção dos painéis do Lightweight. Movimento: BWC/01 de tecnologia patenteada pela Bremont, movimento de corda automática, cronómetro de alta precisão equipado com um rotor que simula um volante.

Mostrador

Inspirado no conta-rotações do «Lightweight», incorpora o número de chassis do veículo. Bracelete produzida no mesmo couro Connolly utilizado no revestimento do «Lightweight».

Mais informação e imagens sobre a Jaguar em www.media.jaguar.com