Skip primary navigation

NOTÍCIAS

Novembro 19 2014

JAGUAR COLABORA COM A BLOODHOUND SSC NA SUA TENTATIVA DE RECORDE

A Jaguar revela mais detalhes sobre a sua parceria inovadora com a equipa britânica detentora do recorde mundial de velocidade sobre o solo e cujo objetivo é atingir os 1.609 km/h em 2016.

O motor Jaguar 5.0 V8 de 550 CV instalado no Bloodhound SSC irá disponibilizar potência para alimentar o sistema hidráulico do veículo e a bomba de oxidante do foguetão.

A Jaguar irá desenvolver uma gama de soluções tecnológicas inovadoras para o design do habitáculo em parceria com o piloto Andy Green.

A Jaguar irá disponibilizar também “Veículos de Resposta Rápida” adaptados para cada função específica, que participarão como veículos de apoio na tentativa de bater o recorde mundial de velocidade sobre o solo em 2015 e a tentativa de elevar este valor acima dos 1.609 km/h em 2016.


A Jaguar revelou hoje mais detalhes sobre a sua nova parceria com o projeto Bloodhound World Land Speed Record no seguimento do teste de alta velocidade que decorreu na África do Sul no início do mês e que assinalou o início de uma importante parceria técnica entre a Jaguar a Bloodhound.

O teste foi realizado na superfície relativamente macia do deserto de Hakskeen Pan, na Província Setentrional do Cabo, África do Sul, onde a capacidade dinâmica do novo F-TYPE R Coupé com tração AWD, que foi hoje apresentado no Salão Automóvel de Los Angeles, tornou possível a realização com sucesso de um teste de comunicações vital para a equipa do Bloodhound SSC.

A Jaguar encontra-se numa posição ideal para proporcionar conhecimentos técnicos e propostas inovadoras que beneficiam diretamente o desempenho do programa Bloodhound. Como `Patrocinador Principal´ e `Parceiro de Inovação´ a Jaguar irá contribuir para elevar o recorde mundial de velocidade sobre o solo até aos 1.609 km/h, o que servirá de inspiração para a próxima geração de cientistas e engenheiros, um dos objetivos gerais do projeto. O recorde atual é de 1.228 km/h, velocidade atingida por Andy Green ao volante do Thrust SSC em 1997. O próprio Andy Green, como piloto do Bloodhound Supersonic Car, irá desafiar mais uma vez os limites do possível, dado que terá a seu cargo a tentativa de recorde em 2015 e de ultrapassar os 1.609 km/h em 2016.

No stand da Jaguar no Salão Automóvel de Los Angeles, Andy Green divulgou hoje publicamente mais detalhes sobre esta parceria, como a incorporação do motor Jaguar no Bloodhound SSC. O motor 5.0 V8 Supercharged de 550 CV da marca irá desempenhar um papel chave no desempenho do veículo, dado que irá disponibilizar serviços hidráulicos essenciais e alimentará a bomba de oxidante do motor do foguetão. Esta bomba irá fornecer 800 litros de peróxido de hidrogénio HTP ao motor do foguetão em apenas 20 segundos, o que equivale a 40 litros por segundo.

A Jaguar está também a colaborar no desenvolvimento do design do habitáculo a bordo do qual se encontrará Andy Green, criando o melhor ambiente de condução possível para proporcionar a Andy um controlo preciso dos sistemas elétrico, hidráulico, de arranque e de controlo do motor, de controlo da segurança e de travagem.

Por último, a Jaguar confirmou que irá fornecer dois “Veículos de Resposta Rápida” de alta performance que prestarão assistência ao Bloodhound SSC no deserto durante as tentativas de recorde em 2015 e 2016.

Segundo Phil Popham, Global Marketing Director da Jaguar: “O projeto Bloodhound é, atualmente, um dos mais inspiradores e inovadores. A Jaguar congratula-se por integrar um projeto que serve de inspiração para a próxima geração de cientistas e engenheiros e, simultaneamente, reforça o compromisso da Jaguar para a tecnologia de alta performance e a nossa missão de fomentar o conhecimento e melhorar a vida das pessoas. Estamos muito satisfeitos por apoiar diretamente a engenharia do projeto Bloodhound e de contribuir para o cumprimento dos seus objetivos; e é fantástico ter o Andy Green aqui hoje a dar o seu apoio ao anúncio da parceria da Jaguar”.

O piloto do Bloodhound SSC, atualmente detentor do recorde mundial de velocidade sobre o solo, Andy Green, comentou: "É muito bom poder contar com a Jaguar como Parceiro Principal e Parceiro de Inovação no projeto Bloodhound. Os conhecimentos que a Jaguar possui no âmbito da engenharia e inovação são inestimáveis, e a experiência tecnológica que a Jaguar traz à integração do motor irá resultar numa grande melhoria no desempenho do projeto. Ao volante do Bloodhound SSC necessito de saber que posso contar com a capacidade de resposta, a performance e a fiabilidade necessárias para alimentar a bomba de combustível do veículo, e o motor da Jaguar é a ferramenta perfeita".

Richard Noble, diretor do Projeto Bloodhound e antigo detentor de um recorde mundial de velocidade sobre o solo, declarou: “O recente teste de comunicações na África do Sul demonstrou que a Jaguar é o parceiro perfeito para o projeto Bloodhound. O F-TYPE R Coupé com tracção às quatro rodas (AWD) obteve resultados excecionais em Hakskeen Pan e mal podemos esperar para tentar bater o recorde mundial de velocidade sobre o solo no próximo ano com a ajuda dos Veículos de Resposta Rápida preparados especialmente para cumprir este objetivo. Encontramo-nos num momento realmente emocionante do projeto e estamos muito contentes por a Jaguar fazer parte da nossa viagem”.

O BLOODHOUND SSC encontra-se atualmente em processo de montagem no Centro Técnico Bloodhound em Bristol, Reino Unido. O primeiro teste está previsto para o verão de 2015, quando se realizarão as provas em pista no Aerohub de Newquay, Reino Unido, onde será atingida a velocidade de 321 km/h. Posteriormente, a equipa irá deslocar-se à África do Sul para iniciar os testes de alta velocidade com o objetivo de atingir 1.287 km/h. Após ao regresso ao Reino Unido para revisão dos dados, a equipa voltará novamente à África do Sul em 2016 com o objetivo levar o conta-quilómetros até aos 1.609 km/h.

Mais informação, imagens e vídeos sobre a Jaguar em www.media.jaguar.com

Mais vídeos em alta resolução em www.broadcast.jaguarlandrover.com