Skip primary navigation
skip.tertiary.navigation

ADN DE COMPETIÇÃO

ADN DE COMPETIÇÃO

A longa e ilustre história da Jaguar no automobilismo fundamentou para sempre a evolução dos nossos veículos de produção. A nossa entrada na Formula E irá continuar este legado, trilhando o caminho para os nossos futuros veículos elétricos.

OS NOSSOS VEÍCULOS DE COMPETIÇÃO

AS NOSSAS CONQUISTAS NA COMPETIÇÃO AUTOMÓVEL

XK120

1948-1954 - SILVERSTONE E LE MANS

Um novo desportivo e o veículo de testes para o revolucionário motor XK da Jaguar, o XK120 é considerado o veículo de produção mais veloz do mundo. Em 1949, o XK120 conquista a bandeira axadrezada em Silverstone e, um ano mais tarde, três XK120 estreiam-se em Le Mans. É o início de uma nova era na competição automóvel.

C‑TYPE

1951-1953 - LE MANS

Em 1951, o engenheiro aeronáutico Malcolm Sayer junta-se à Jaguar trazendo com ele a excelência e disciplina aeronáutica. A sua primeira colaboração, o C-Type, vence em Le Mans e Stirling Moss, condutor do segundo veículo, bate o recorde da volta mais rápida. Em 1953, o C-Type vence novamente em Le Mans e conquista três das primeiras quatro posições.

D‑TYPE

1954-1957 - LE MANS

O mau tempo rouba a vitória ao D-Type em Le Mans, em 1954, mesmo tendo registado uma velocidade máxima excecional de 274 km/h. No entanto, o veículo aerodinâmico contra-atacou e venceu em 1955, 1956 e 1957, ano em que conquistou cinco das primeiras seis posições. O D-Type é, até aos dias de hoje, um dos veículos de competição com maior sucesso de sempre.

XJS

1975-1996 - ETCC E 24 HORAS DE SPA

Em 1982, sob a égide da equipa TWR, o piloto britânico Tom Walkinshaw inscreve uma equipa de XJS V12 no Campeonato Europeu de Turismo e arrecada várias vitórias no circuito. Walkinshaw acaba por conquistar o Campeonato de Pilotos ETCC em 1984 e, no mesmo ano, vence as prestigiosas 24 Horas de Spa.

XJR-9

1983-1991 – 24 HORAS DE DAYTONA E LE MANS

Os XJR de cockpit fechado mostraram-se formidáveis nos circuitos de resistência do mundo – e o XJR-9 de 1988 dominou o campeonato. O superdesportivo com motor V12 conseguiu a vitória nas 24 horas de Daytona e em Le Mans, onde o piloto, Martin Brundle, e a Jaguar conquistaram, respetivamente, os campeonatos de pilotos e de construtores.

Do R1 ao R5

2000-2004 – FÓRMULA 1

Durante a incursão da Jaguar na Fórmula 1, Eddie Ervine, o ex-piloto da Ferrari, conquistou vários lugares no pódio para a equipa. A equipa serviu também como local de formação para o aclamado piloto australiano Mark Webber. Com propriedade e engenharia Ford, a Panasonic Jaguar Racing desenvolveu três veículos, todos com o motor Cosworth V10.

I‑TYPE

2016 - FÓRMULA E

Reunir equipa! Inspirados pelo nosso legado na competição automóvel e impulsionados por um conjunto de engenheiros reconhecidos de competição automóvel e de técnicos brilhantes, a Panasonic Jaguar Racing e o incrível I-TYPE participam na Formula E: corajosos, competitivos e ansiosos por competir. Visite-nos novamente.

SIGA-NOS

Para acesso privilegiado e exclusivo à equipa, aos veículos e à ação, siga-nos através dos seguintes links.

SIGA-NOS

Para acesso privilegiado e exclusivo à equipa, aos veículos e à ação, siga-nos através dos seguintes links.