Skip primary navigation
Abstract front view of a Jaguar car

SOBRE A JAGUAR

skip.tertiary.navigation

LIDERANÇA INOVADORA QUE DEFINE O FUTURO DA JAGUAR


Dr. Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover


A inovação é algo natural para o Dr. Ralf Speth. CEO da Jaguar Land Rover desde 18 de Fevereiro de 2010, que supervisionou uma importante mudança de rumo do negócio que resultou num aumento de vendas, criação de mais de 8.000 postos de trabalho e em lançamentos de alto perfil, como os do novo XJ ou do F-TYPE, considerado o topo de gama da marca. 



Um fã incondicional dos automóveis, conduz um Jaguar XFR e é proprietário de um E-Type clássico. Grande parte deste sucesso deve-se à insistência do Dr. Speth em colocar o design na abordagem a todos os aspectos da companhia, não apenas no que se refere aos veículos, como também em tudo o que está relacionado com o funcionamento da organização.

“Refiro-mo à forma como concebemos os todos os nossos processos; desde a investigação e a produção até a formação e aos planos de contratação, passando pelas capacidades pessoais. E como desenhamos as nossas relações com os concessionários e, em última instância, com os nossos clientes."

No seu modo de ver é aqui que reside a chave do sucesso: na criação de valor e inovação para gerar o benefício económico apropriado que justifique um novo investimento em inovação: o ciclo virtuoso perfeito.


"Estamos a internacionalizar-nos mais, desenvolvendo mais produtos, investindo numa multitude de tecnologias numa quantidade abrangente de áreas."

Após a sua licenciatura em Engenharia Económica na Universidade de Rosenheim, obteve o Doutoramento em Engenharia. É também Professor de Engenharia Industrial na Universidade de Warwick.

O Dr. Speth trabalhou como consultor empresarial durante vários anos antes de se juntar à BMW em 1980. Após duas décadas na companhia, transita para o Premier Automotive Group da Ford Motor Company como director de produção, qualidade e planeamento de produto. A sua último posição na BMW foi como vice-presidente da Land Rover, quando esta última era propriedade do fabricante alemão.

Daí passou a director de produção, qualidade e planeamento do Premier Automotive Group (PAG) da Ford na mesma época em que a BMW vendeu a Land Rover à companhia Norte Americana. Antes de se juntar à Jaguar Land Rover, trabalhou como director de operações globais do Linde Group, a companhia internacional alemã de engenharia e gases industriais.

“Estamos num momento chave para a Jaguar Land Rover”, afirma. “Esta não é uma indústria antiquada; os veículos são a tecnologia avançada para o futuro". Com a deslocação da equipa de investigação composta por 170 pessoas para a Universidade de Warwick prevê investir mais de cem milhões de libras em projectos de cooperação em investigação nos próximos anos. Também se mantém atento às oportunidades de spin-off de tecnologias desenvolvidas para Jaguar Land Rover, como a micro turbina a gás desenvolvida pela Bladon Jets para o Jaguar C-X75. 

Nascido em Roth, na Alemanha, o Dr. Speth é casado e tem duas filhas.

A inovação em design, a engenharia e a tecnologia são a essência do nosso negócio.”
Dr. Ralf Speth - CEO da Jaguar Land Rover