Skip primary navigation
Jaguar C-X75

SOBRE A JAGUAR

skip.tertiary.navigation

C-X75 - O JAGUAR MAIS AVANÇADO DE SEMPRE

Quando a Jaguar revelou o C-X75 em 2010 iniciou um novo capítulo de inovação e desenvolvimento tecnológico que resultaria na evolução de estudo de design para um protótipo integralmente funcional em apenas dois anos.

Nesse intervalo de tempo incrivelmente curto a Jaguar e o parceiro de desenvolvimento Williams Advanced Engineering criaram um veículo híbrido eléctrico paralelo plug-in (PHEV) de tracção integral com o motor com a potência específica mais elevada do mundo e o primeiro chassis monobloco em compósito de carbono da Jaguar.

Embora a decisão de não produzir o C-X75 devido ao clima económico tenha sido tomada em 2012, era óbvio que seria uma demonstração poderosa da liderança mundial da Jaguar na construção de veículos leves e a plataforma de testes ideal para a investigação e desenvolvimento inovadores da companhia sobre sistemas de propulsão e transmissão de alta performance e emissões reduzidas.

Os avanços conseguidos no desenvolvimento dos protótipos C-X75, incluindo tecnologias híbridas de ponta, materiais compósitos de carbono e soluções avançadas de concepção estreadas em parceria com a Williams Advanced Engineering – serão utilizados em outras áreas de investigação e desenvolvimento, produtos futuros inovadores e engenharia da próxima geração para as marcas Jaguar e Land Rover.

“O programa C-X75 representa o expoente máximo da engenharia e design Jaguar. É o veículo de testes mais veloz do mundo para as tecnologias mais avançadas do mundo, conjugando um sistema de motor/transmissão híbrido notável com uma performance excepcional. A Jaguar procura definir o design dos veículos do futuro e com projectos como o C-X75 estamos a criar os alicerces para a próxima geração de inovações Jaguar.” - Adrian Hallmark, Global Brand Director, Jaguar

A mais elevada densidade de potência e binário O C-X75 tem uma potência combinada superior a 850 cv e 1000 Nm de binário, graças ao seu motor avançado de 1,6 litros com sobrealimentação dupla (turbo compressor e compressor volumétrico) de quatro cilindros inspirado na Fórmula 1, que desenvolve 502 cv às 10.000 rpm.

Este motor encontra-se acoplado aos motores eléctricos com a maior densidade de potência e binário de sempre, que desenvolvem 390 cv adicionais. O conjunto de baterias incorporado no C-X75 tem a maior capacidade de potência contínua num PHEV do mundo, capaz de disponibilizar mais de 300 kW no estado de carga de funcionamento normal.

O C-X75 acelera de 0 a 160 km/h em menos de seis segundos, graças à avançada caixa manual automatizada de 7 velocidades que permite passagens de caixa em menos de 200 milissegundos. O primeiro protótipo C-X75 excedeu 322 km/h com facilidade durante os testes e o veículo tem uma velocidade máxima teórica de 354 km/h.

O spoiler activo e a secção inferior do veículo geram mais de 200 kg de carga aerodinâmica a 322 km/h e os sistemas activos maximizam a estabilidade a velocidades elevadas.

Emissões ultra reduzidas em modo eléctrico

Devido à especificação PHEV mais radical de sempre num veículo a baterias sob desenvolvimento, o C-X75 tem também uma autonomia de 60 km em modo exclusivamente eléctrico e as suas emissões de CO2 são inferiores a 89 g/km.

O projecto C-X75 permite à Jaguar reforçar a sua posição de maior investidor em tecnologias inovadoras do Reino Unido. Os resultados do programa C-X75, em especial as tecnologias avançadas de motor/transmissão e compósitos de peso reduzido, demonstram a liderança tecnológica da Jaguar na tecnologia avançada de desenvolvimento e produção automóvel.

O C-X75 ultrapassa todas as fronteiras de potência, performance e eficiência.

O C-X75 tem uma potência combinada superior a 850 cv e 1000 Nm de binário, graças ao seu motor avançado de 1,6 litros com sobrealimentação dupla (turbo compressor e compressor volumétrico) de quatro cilindros inspirado na Fórmula 1, que desenvolve 502 cv às 10.000 rpm.

Ver o filme no YouTube